Coordenações Municipais do FormaCampo promovem diálogo e fortalecimento da Educação do Campo no Vale do Jiquiriçá
A cidade de Itiruçú será palco do II Encontro Presencial das Coordenações Municipais do Formacampo, iniciativa que tem se consolidado como peça-chave na construção e fortalecimento da Educação do Campo no Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá. O encontro é parte das atividades obrigatórias do Programa Formação de Educadores/as do Campo (FormaCampo), uma ação articulada com universidades, municípios e educadores(as) da região.
O FormaCampo surgiu a partir do projeto de pesquisa “As políticas educacionais do PAR em escolas do campo na Bahia (2015-2018)”, ligado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
Desde 2021, todos os 20 municípios do Território do Vale do Jiquiriçá participaram de pelo menos uma edição do programa. Em 2025, estão representados os municípios de Brejões, Cravolândia, Elísio Medrado, Itaquara, Itiruçú, Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Laje, Maracás, Mutuípe, Planaltino, Santa Inês, São Miguel das Matas e Ubaíra.
O I Encontro Presencial das Coordenações, realizado em Lajedo do Tabocal, evidenciou a importância desses espaços como arenas coletivas de diálogo, troca de experiências e fortalecimento das práticas pedagógicas contextualizadas com a realidade do campo. A partir dessa experiência, foi deliberada a continuidade dos encontros em caráter sistemático.
Programação voltada ao fortalecimento pedagógico
A programação do II Encontro reflete o compromisso com a formação crítica, democrática e coletiva dos(as) educadores(as). O dia inicia com a tradicional mística de abertura, seguida pela apresentação da pauta. Entre os destaques da manhã estão o compartilhamento da experiência de Laje na (re)elaboração dos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) e dos Documentos Municipais da Educação do Campo (DMECs), além de orientações sobre o Relatório Final das coordenações municipais.
O período da tarde será reservado para relatos de experiências exitosas dos municípios de Planaltino e Laje, além de um momento de diálogo coletivo sobre a construção de um livro de experiências da Educação do Campo no território, reforçando o protagonismo dos sujeitos do campo na produção de conhecimento.
Construção coletiva e compromisso com o território
A iniciativa é coordenada por uma equipe composta por Arlete Ramos dos Santos, Gilsélia Macedo Cardoso Freitas, Antoniel dos Santos Peixoto, Josleide Cristina de Oliveira Mattos e Gadene Rocha da Silva, e conta com a articulação entre a Coordenação Geral do Formacampo, Coordenação Institucional Formacampo/UFRB e Coordenação Territorial.
Os encontros presenciais têm se mostrado fundamentais não apenas para esclarecer dúvidas técnicas ou operacionais, mas, sobretudo, para reforçar o sentimento de pertencimento e a articulação entre os municípios do Vale do Jiquiriçá em torno de uma causa comum: garantir uma educação do campo de qualidade, crítica, libertadora e comprometida com os saberes e modos de vida das populações camponesas.