Acompanhamento das respostas ao Retrato da Educação Infantil 2025 e a Bahia está perto da meta nacional
O Retrato da Educação Infantil 2025 é o levantamento nacional promovido pelo Ministério da Educação (MEC) para diagnosticar a situação da educação infantil para crianças de 0 a 5 anos nos 5.571 municípios brasileiros.
Até o momento, mais de 4.800 municípios já enviaram suas respostas via Simec, o que representa cerca de 86% de adesão geral.
Na Bahia, o processo também está em andamento. Estamos com evidentes progressos, mas ainda faltam 20 municípios responderem para que alcancemos 100% de cobertura estadual.
Situação Nacional
- O questionário analisa cinco blocos temáticos relacionados à oferta, estrutura, gestão, inclusão, infraestrutura, entre outros aspectos da educação infantil para crianças de 0 a 5 anos.
- O prazo foi inicialmente definido para início de setembro, mas já houve prorrogação até 29 de setembro de 2025 para facilitar adesões que ainda faltavam.
- Até meados de setembro, os participantes somavam mais de 4.800 municípios, ou seja, falta, em número absoluto, algo na casa de 700 municípios para completar o país todo.
Panorama da Bahia
- A Bahia aderiu ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), e várias ações estaduais e municipais estão em curso para melhorar alfabetização e estrutura educacional.
- Um desafio grave: o estado registrou apenas 36% das crianças do 2º ano do ensino fundamental alfabetizadas, o menor índice do Brasil, bem abaixo da média nacional de 59,2% em 2024.
- Também se destaca que 84% dos municípios baianos avaliados (352 de 398) têm menos da metade das crianças alfabetizadas até o 2º ano, demonstrando uma situação bastante heterogênea e preocupante em termos de desempenho municipal.
Importância de 100% de adesão
Para obter diagnósticos precisos e planejar políticas eficazes, é crucial que todos os municípios enviem suas respostas ao levantamento. Alguns motivos:
- Completude do retrato – Sem as informações de todos os municípios, há lacunas que podem distorcer imagens regionais, especialmente nas áreas rurais ou municípios pequenos que costumam ter menos visibilidade.
- Equidade – Municípios que não respondem tendem a deixar de captar recursos ou programas específicos que dependem de dados atualizados.
- Responsabilização e planejamento local – Os gestores municipais se beneficiam ao verem seu município comparado aos vizinhos; isso estimula o planejamento de curto, médio e longo prazo.
A Bahia e os 20 municípios faltantes
- A informação de que faltam 20 municípios para fechar 100% na Bahia mostra progressos, mas também aponta para possíveis entraves: falta de estrutura administrativa definida, dificuldade de acesso às informações necessárias, baixa comunicação ou baixa prioridade dada à pesquisa em algumas gestões municipais.
- É importante que esses 20 municípios atendam ao contato feito pela Secretária Executiva da Undime Bahia e dos Colaboradores da Seccional Bahia, nas diversas ações educativas realizadas no estado para direcionar apoio técnico (capacitação, logística, auxílio financeiro/pessoal) para que finalmente as respostas sejam enviadas.