DME de Cotegipe representa Undime Bahia no Encontro de Formação em Educação Integral em Barreiras
O município de Barreiras foi palco, nesta quinta-feira (18), do II Evento Presencial do Programa Escola em Tempo Integral, promovido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). O encontro reuniu cerca de 300 participantes, entre dirigentes municipais de educação e equipes técnicas de 96 municípios baianos, no auditório do Hotel Solar das Mangueiras e a professora Solange Mariani, DME de Cotegipe e vice-presidente territorial da Undime/BA, reforçou o compromisso da entidade com a formação continuada e o apoio aos municípios da região. Lucas Aguiar é o Articulador Undime no Renapeti (Rede Nacional de Articuladores do Programa Escola em Tempo Integral) na Bahia.
A iniciativa faz parte do Curso de Formação Continuada de Secretários e Equipes Técnicas da Região Nordeste, que possui carga horária total de 120 horas e inclui etapas presenciais. O objetivo é fortalecer a gestão educacional e expandir a implementação da educação em tempo integral nas escolas públicas, conforme previsto na Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE).
Abertura cultural e presença institucional
A abertura do evento foi marcada pela apresentação cultural do grupo de dança da Escola Municipal Luzia Gonçalves, que funciona em tempo integral e simboliza o avanço do modelo no município sede.
A mesa solene de abertura contou com presenças importantes da educação baiana, incluindo:
- Professora Silvia Maria Leite de Almeida, representando a coordenação geral do Programa (UFBA);
- Jeferson Barbosa, secretário municipal de Educação de Barreiras;
- Izolda Maia, diretora do Núcleo Territorial de Educação (NTE 11);
- Solange Mariani, secretária de Educação de Cotegipe, representando a Undime/BA;
- Cleonice Santos, presidente do Conselho Municipal de Educação de Barreiras, representando a UNCME/BA.
Durante a abertura, a professora Silvia Leite enfatizou a importância da presença dos municípios:
“Temos aqui 96 municípios e quase 300 pessoas presentes. Isso é muito importante, pois essa é uma etapa necessária para computar a carga horária do curso, que é de 120 horas. A meta é que todos os municípios brasileiros tenham escolas de tempo integral, cumprindo a Meta 6 do PNE. Hoje já estamos em 23% e o Ministério da Educação está confiante de que, até o final de 2026, atingiremos esse objetivo. A perspectiva é que a escola integral seja a regra, e não a exceção.”
O secretário municipal de Educação, Jeferson Barbosa, destacou os avanços locais e a importância do município sediar o encontro regional:
“A UFBA descentralizou os encontros regionais e Barreiras recebe com alegria essa representação de diversos municípios do Oeste da Bahia, com a presença também da Secretaria da Educação do Estado. Hoje já atendemos 13 escolas, sendo quatro com jornada parcial e as demais totalmente integrais, totalizando cerca de 2.334 alunos. Temos três escolas em ampliação e, em breve, a prefeitura lançará mais uma legislação para ampliar sete unidades, garantindo a expansão de vagas a partir do próximo ano”, afirmou.
Discussões e trocas de experiências
A programação seguiu ao longo do dia com mesas temáticas, palestras e apresentações de experiências municipais, com destaque para:
- A mesa-redonda “Educação Integral em Tempo Integral: currículo como projeto formativo crítico, contextualizado e humanizador”;
- A apresentação técnica sobre “Execução financeira dos recursos do Programa Escola em Tempo Integral”;
- Depoimentos de estudantes;
- Relatos de municípios que já implementaram o modelo com êxito.








