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Brasil

Curso gestão municipal para uma Educação Infantil de qualidade com equidade

Foi lançado nesta quarta-feira, 17 de setembro, e já está disponível o curso on-line “Gestão municipal para uma Educação Infantil com qualidade e equidade” que apoiará os gestores municipais na implementação das Diretrizes Operacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil. A formação é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, com a realização técnica do Cenpec, e apoio da Undime e da Comissão de Educação da Atricon.

O presidente da Undime Mato Grosso e Dirigente Municipal de Educação de Nobres/MT, Silvio Fidelis, participou do evento virtual de lançamento do curso e afirmou que acredita que essa iniciativa será fundamental para os gestores. “Oportunizar a todos os gestores municipais essa formação para que possamos ter as Diretrizes Operacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil implementadas é de suma importância. A partir desse conhecimento, vamos poder também levar informações aos professores e profissionais da educação em nossas redes”. Silvio ressaltou ainda o apoio da Undime ao curso no sentido de que essa é mais uma oferta de capacitação aos dirigentes municipais de educação e equipes técnicas. Confira aqui o vídeo do evento de lançamento.

O curso propõe um percurso formativo voltado à compreensão e à aplicação de estratégias para a gestão da Educação Infantil dos municípios. Ao longo dos módulos, os participantes serão orientados desde o estudo das diretrizes e normativas da Educação Infantil até o diagnóstico da situação local, o planejamento orçamentário, a priorização de problemas, a elaboração, a implementação e o monitoramento do plano de ações para a melhoria da qualidade e da equidade da Educação Infantil no município.

A proposta é que os cursistas possam, no decorrer da formação, compreender os fundamentos legais e conceituais da qualidade com equidade na Educação Infantil; levantar e analisar dados sobre o atendimento educacional no município; além de conhecer as principais fontes de recursos para a Educação Infantil e assegurar sua inclusão nas peças orçamentárias.

Os interessados já podem acessar a plataforma AvaMEC por meio deste link – clique aqui – e realizar a inscrição.

O curso é totalmente on-line, gratuito, tem 36 horas de duração e é composto por conteúdo interativo autoinstrucional e questionários avaliativos. A autonomia do cursista na organização da própria rotina de estudos e administração do tempo é fundamental para o cumprimento das atividades e o alcance dos objetivos.

A formação apresenta conceitos, questionamentos e práticas que possam apoiar as equipes da gestão municipal de Educação na elaboração e na implementação do plano de ações visando à melhoria da qualidade e da equidade na Educação Infantil.

Metodologia e conteúdo

O curso articula momentos de estudo individual com atividades práticas e reflexivas, favorecendo a contextualização dos conteúdos e o fortalecimento das competências técnicas das equipes municipais para o planejamento e a tomada de decisão qualificada.

No que se refere ao conteúdo, o curso está dividido em sete módulos:

– Módulo Introdução: Caminhos para uma Educação Infantil de qualidade com equidade
– Módulo 1: Diagnóstico da situação de atendimento à Educação Infantil
– Módulo 2: Orçamento e financiamento da Educação Infantil
– Módulo 3: Análise e priorização dos problemas identificados no diagnóstico
– Módulo 4: Construção do plano de ações para a melhoria da qualidade e equidade da Educação Infantil
– Módulo 5: Implementação, monitoramento e avaliação do plano de ações
– Módulo Encerramento: avaliação final e certificação

Certificado de conclusão

O curso é autoinstrucional. Por isso, é recomendada a dedicação mínima de 4 horas semanais. O tempo mínimo para conclusão do curso é de nove dias e o tempo máximo de 120 dias, a partir do momento da inscrição.

Para obter o certificado, é preciso navegar pelo conteúdo de cada módulo; responder à pesquisa “Percepções sobre a satisfação, qualidade e engajamento ao participar do curso”; e por fim responder à Avaliação de Encerramento e ter pelo menos 70% de aproveitamento.

Sobre as Diretrizes Operacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil

As Diretrizes Operacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil foram aprovadas em outubro do ano passado a fim de garantir a bebês e crianças o acesso e a permanência com qualidade na etapa inicial da educação básica, com esforços da União, dos Estados, do Distrito Federal e de todos os municípios brasileiros. Saiba mais aqui.

Curso Gestão municipal para uma Educação Infantil de qualidade com equidade
Inscrições: clique aqui 
Formato: on-line e autoinstrucional
Carga horária: 36h

Fonte: Undime

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