Presidente da Undime Bahia participa do lançamento da etapa de Planejamento do Novo PAR no MEC
O professor Anderson Passos, DME de Aratuípe no Baixo Sul, Presidente da Undime Bahia e integrante da Diretoria da Undime Nacional, juntamente com os representantes de seccionais de todos os estados e a coordenadora institucional da entidade, Maria Edineide de Almeida Batista. participaram, nesta quarta-feira (17), do lançamento da etapa de Planejamento do Novo Plano de Ações Articuladas (PAR), em cerimônia realizada na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília/DF.
O planejamento no âmbito do Novo Plano de Ações Articuladas (PAR) representa uma oportunidade estratégica para a promoção da justiça educacional em todo o país. Ao permitir que estados e municípios realizem escolhas conscientes, contextualizadas e voltadas à transformação das realidades locais, o Novo PAR fortalece a autonomia das redes e coloca o estudante no centro das decisões.
“Mais do que um instrumento técnico, o Novo PAR se consolida como uma ferramenta de gestão que articula diagnóstico, escuta qualificada, definição de objetivos, metas e ações concretas. Esse processo estimula uma abordagem integrada e participativa, na qual cada rede de ensino assume o protagonismo no enfrentamento dos seus desafios mais urgentes”, destaca Anderson, que esteve na mesa de abertura representando o Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime Nacional.
A proposta do planejamento estruturado parte da compreensão de que não existe uma solução única para os diferentes contextos educacionais do Brasil. Por isso, o Novo PAR valoriza a escuta dos gestores, das comunidades escolares e de todos os atores envolvidos na educação, promovendo um diálogo entre as políticas nacionais e as demandas locais.
Ao transformar dados e diagnósticos em ações planejadas e orientadas por resultados, o Novo PAR contribui para a construção de políticas públicas mais eficazes, equitativas e sustentáveis. Dessa forma, consolida-se como uma iniciativa fundamental para a melhoria da qualidade da educação básica e a superação das desigualdades historicamente presentes nas redes de ensino.





Fotos: Undime Nacional