Vale do Jiquiriçá realiza I Encontro Presencial das Coordenações Municipais do Programa FormaCampo em Lajedo do Tabocal
Nesta quarta-feira (10), a Coordenação Territorial do Programa FormaCampo no Vale do Jiquiriçá promoveu o I Encontro Presencial das Coordenações Municipais do Território. O evento foi realizado na Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães, localizada no povoado do Peixe, zona rural de Lajedo do Tabocal, reunindo representantes de 12 municípios da região: Brejões, Cravolândia, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Maracás, Mutuípe, Laje, Lajedo do Tabocal, Lafaiete Coutinho, Planaltino e Ubaíra.
Com o objetivo de fortalecer a articulação entre os municípios e consolidar a Educação do Campo como uma política pública prioritária, o encontro possibilitou a troca de experiências e reflexões sobre os avanços e desafios enfrentados desde o início do FormaCampo no território, em 2021.
Durante a programação, as coordenações municipais apresentaram os contextos locais das formações realizadas, evidenciando os impactos positivos da formação continuada para educadores e comunidades rurais. A troca de vivências permitiu a identificação de estratégias comuns e ações que têm potencializado a valorização da educação no campo.
Um dos encaminhamentos importantes do encontro foi a deliberação da realização do Encontro Territorial dos Cursistas do Formacampo, previsto para o ano de 2026, com data e local ainda a serem definidos. Além disso, ficou acordada a realização do próximo encontro territorial, que acontecerá em outubro, no município de Itiruçu.
A Professora Gilvânia Freitas, Coordenadora Municipal do Formacampo em Lajedo do Tabocal, que também representa a Coordenação Territorial, agradeceu em nome de toda a equipe à Professora Telma Nascimento, Secretária Municipal de Educação, e à equipe da Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães, pela acolhida e pela estrutura oferecida para a realização do evento.
O I Encontro Presencial das Coordenações Municipais do FormaCampo no Vale do Jiquiriçá reforça o compromisso das gestões municipais e educadores com uma educação que respeita as especificidades do campo e contribui para a transformação social dos territórios rurais.


























