Formação em Ipupiara fortalece a Educação do Campo no Território de Irecê
Um momento de grande relevância para a Educação do Campo marcou o município de Ipupiara, no Território de Identidade de Irecê. Professores e auxiliares de sala das 19 escolas do campo se reuniram em um encontro formativo que reafirmou o compromisso coletivo com a valorização do ensino em contextos rurais.
A formação deu continuidade aos conteúdos trabalhados nas lives do GT2, com destaque para o aprofundamento do Marco Situacional, eixo fundamental para compreender as especificidades, os desafios e as potencialidades das escolas do campo.
A atividade contou com a participação da diretora de ensino Maria de Fátima e da coordenadora pedagógica das Escolas do Campo e do Programa Formacampo, Vilma Santiago, que trouxeram contribuições significativas para o debate e orientações práticas para o trabalho pedagógico nas unidades escolares.
Durante o encontro, foram promovidas reflexões sobre os contextos locais, estratégias de ensino em turmas multisseriadas e a importância da escuta ativa no planejamento pedagógico, sempre considerando a realidade vivida pelos sujeitos do campo.
O momento também foi marcado por agradecimentos às parcerias institucionais que tornam essa formação possível. Em especial, à presidente do Conselho Municipal de Educação, Emilene Barreto, pelo apoio constante às iniciativas voltadas ao fortalecimento das políticas públicas educacionais. E à secretária municipal de Educação, Ioná Pricila, que, mesmo não estando presente fisicamente, contribuiu ativamente para o desenvolvimento do processo formativo.
A formação em Ipupiara representa mais do que uma etapa de capacitação: é a consolidação de um processo coletivo de construção do conhecimento, voltado para a valorização da identidade camponesa e para a promoção de uma educação contextualizada, crítica e transformadora.











