luckyjetparimatchpinuppin-upmostbet casinomostbetmosbet4a betpin-up1win sayti1win aposta1win aviatorparimatchlucky jet crashpin-upmostbet kzmosbet casino1win online1winmostbet casinopinup casino1win slotmostbet casino1win aviatorpin up casinomosbet indialucky jet casino1win kz1 winmostbet4r betmosbet casinomostbet casinomostbet kz4a betaviatorlucky jet online1 win azaviator1win gamesmostbet aviator loginlacky jetmostbet aviator login1winpin up kz1win casinopinuppin up india4rabet mirrorpin up bet1 win
Territorial

Valorização e Fortalecimento das Escolas do Campo marca encontro no município de Santa Luzia no Litoral Sul

O município de Santa Luzia, no Litoral Sul, foi palco de um importante encontro voltado à valorização e ao fortalecimento das Escolas do Campo, reunindo professores(as), lideranças comunitárias e representantes de associações rurais em um espaço de diálogo, escuta e construção coletiva.

Durante a manhã, foram realizadas a socialização das escutas territoriais e a sistematização dos mutirões desenvolvidos pelas escolas do campo, com participação ativa dos docentes e dos presidentes de cinco associações comunitárias. A proposta foi promover a partilha dos relatos, percepções e demandas levantadas diretamente com as comunidades escolares do campo.

“Esse momento de escuta e devolutiva é essencial para garantir que os Projetos Políticos-Pedagógicos das escolas estejam verdadeiramente alinhados às vivências e realidades do campo. Estamos construindo uma educação com identidade, pertencimento e compromisso social”, destacou uma das professoras presentes.

No turno da tarde, o grupo se reuniu para discutir os Marcos Situacional e Conceitual do Projeto Político-Pedagógico (PPP) das Escolas do Campo. A proposta é consolidar princípios, diretrizes e estratégias que respeitem as especificidades territoriais, culturais e econômicas das comunidades rurais da região.

📌 Educação do Campo como direito
A iniciativa fortalece a perspectiva de que a educação do campo não pode ser uma extensão da urbana, mas sim um processo educativo contextualizado, que respeita e valoriza os modos de vida camponeses, suas tradições, saberes e lutas por direitos.

O encontro reafirma o compromisso da gestão municipal e das escolas envolvidas com uma educação inclusiva, democrática e transformadora, que reconhece o campo como espaço de produção de conhecimento, cultura e cidadania.

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram