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Brasil

Salas temáticas promovem aprofundamento técnico e troca de experiências no Fórum Nacional da Undime

O terceiro dia do 20º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado nesta terça-feira (29), no Centro de Convenções Salvador/BA, foi marcado pela intensa participação em salas temáticas. Com 2 mil profissionais da educação de todo o país inscritos, os encontros promoveram debates técnicos e práticos sobre temas centrais para a gestão da educação pública.

Ao todo, foram 20 salas temáticas, divididas em quatro turnos, oferecendo aos participantes a oportunidade de aprofundar conhecimentos, esclarecer dúvidas e compartilhar práticas em áreas como educação especial, prestação de contas, avaliação da aprendizagem, planejamento educacional, entre outros.

Novo PAR: planejamento educacional ganha novo formato

Na oficina “Novo PAR: novas perspectivas para o planejamento educacional”, representantes do Ministério da Educação (MEC) detalharam a nova metodologia do Plano de Ações Articuladas (PAR), lançado em fevereiro.  A diretora de apoio à gestão da SEB/MEC, Anita Stefani, explicou que a etapa de diagnóstico já foi concluída por 98% dos municípios e que, em agosto, será lançada a fase de planejamento.

 “Essa oficina é bem prática, para mostrar em primeira mão como será o novo ciclo do PAR, com planejamento baseado em objetivos estratégicos, indicadores e metas para os próximos quatro anos”, destacou a diretora.

Já o coordenador-geral de apoio às redes de educação básica do MEC, João Cesar da Fonseca, reforçou que o instrumento de planejamento e gestão para a educação básica no Brasil fortalece a dimensão de assistência técnica, além de continuar sendo instrumento para auxílio financeiro. “Queremos superar a visão do PAR apenas como mecanismo de captação de recursos e transformá-lo em ferramenta de fortalecimento da gestão educacional”. 

Para a dirigente municipal de Educação de Benedito Novo/SC, Natacha Milena, a oficina proporcionou um momento de aprendizado e práticas enriquecedoras. “Tem sido esclarecedor e muito produtivo, porque conseguimos colocar a mão na massa e exercitar em grupo aquilo que foi apresentado.”

FNDE destaca articulação e apoio aos municípios

A sala sobre o papel do FNDE abordou a execução das políticas públicas educacionais em parceria com estados e municípios. A coordenadora-geral de planejamento e orçamento do FNDE, Renata Bonfim, apresentou dados sobre o orçamento e explicou a estrutura de assistência técnica oferecida pelo órgão. “Nossa proposta é mostrar como o FNDE atua na destinação de recursos e na orientação para que os municípios possam utilizá-los com eficiência em benefício da educação básica”.

Prestação de contas do PDDE é tema de oficina prática

Outro destaque foi a sala sobre a prestação de contas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e das ações integradas, coordenada pelo FNDE, Secretaria Municipal de Educação da Bahia e Cecampe Nordeste. A atividade contou com dinâmicas voltadas à correta aplicação e monitoramento dos recursos.

“Está sendo um aprendizado riquíssimo, principalmente para nós que viemos de uma nova gestão. É essencial que, nós enquanto dirigentes, estejamos à frente de todas as execuções, compreendendo corretamente, para não deixar só pela assistência técnica”, destaca a DME de Cocal/PI, Adriana Luiza Passos.

Saeb 2025: mudanças e inclusão em foco

Na sala “Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025”, foram apresentados os principais ajustes na aplicação da avaliação. O diálogo contemplou desde os critérios de aplicação até as preocupações com a inclusão de estudantes com deficiência.

A DME do Rio de Janeiro, Leila Maria, destacou a importância da discussão: “Nossa grande ansiedade é com a participação dos alunos com necessidades especiais. Ainda há uma lacuna na forma como são avaliados, e esse debate nos ajuda a buscar um olhar mais inclusivo”.

Educação Especial: compromisso inclusivo

A conversa sobre Educação Especial e Gestão Municipal trouxe os compromissos e estratégias para garantir o direito à educação inclusiva. A coordenadora-geral da Secadi/MEC, Liliane Garcez, defendeu o fortalecimento do Pacto Federativo para garantir a presença da educação especial em todas as etapas do ensino. 

“Precisamos planejar políticas públicas inclusivas, olhando para os desafios atuais e para os próximos planos decenais, garantindo que nenhuma criança fique fora da escola.”

Diversidade de temas, unidade no propósito

Além das oficinas citadas, outras temáticas foram abordadas pela manhã como: enfrentamento das desigualdades para atingir a inclusão social com equidade; BNCC Computação e inteligência artificial; saúde mental; VAAR no enfrentamento das desigualdades; BB Ágil; Educação Especial na perspectiva inclusiva, reforçando o compromisso do Fórum com uma gestão educacional democrática, eficiente e voltada para a equidade.

Fonte: Undime.

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