Jacobina sedia encontro do Curso de Formação para as Equipes Técnicas e Conselheiros de Educação sobre a Política de Educação em Tempo Integral
Com o objetivo de promover o diálogo interinstitucional sobre os caminhos, conquistas e obstáculos da política de educação em tempo integral no Brasil, foi realizado o evento “Implementação da Política de Educação em Tempo Integral: avanços e desafios” em Jacobina no Território Piemonte da Chapada que contou com a presença de representantes dos três entes federados: a Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Governo do Estado da Bahia e a Prefeitura Municipal de Irecê, representando pela Secretaria de Educação.
Ronaldo Alves, DME (Dirigente Municipal de Educação) de Caém, participou da mesa de abertura representando a Undime, recepcionando os convidados com apresentações artísticas e culturais e na oportunidade ele destacou a alegria de sediar um encontro tão rico, fomentando políticas públicas caras aos municípios e que estão na ordem do dia da educação pública no país.
O município de Irecê apresentou sua proposta aos demais municípios baianos no evento que conta com cerca de 350 pessoas, envolvendo DME’s, articuladores municipais de educação integral, conselheiros municipais de educação e demais membros das equipes técnicas.
O encontro proporcionou um espaço de reflexão e troca de experiências sobre as estratégias de implantação da jornada ampliada nas escolas públicas, considerando as realidades locais e os desafios comuns enfrentados por União, estados e municípios. Os debates abordaram temas como financiamento, formação de professores, infraestrutura, currículo e inclusão, além de destacarem experiências exitosas e práticas inovadoras.
Na oportunidade, Lucas Aguiar, Articulador Estadual do Programa Escola em Tempo Integral (RENAPETI), mediou a mesa “Implementação da Política de Educação em Tempo Integral: avanços e desafios”, contando com a presença da representação dos três entes federados (UFBA, Estado da Bahia e Município de Irecê).
A participação conjunta da universidade, do estado e do município reforça a importância da articulação entre os entes federados na construção de políticas públicas sustentáveis e equitativas, voltadas à melhoria da qualidade da educação básica e à promoção do direito à aprendizagem integral para todos os estudantes.
Programação


