Articuladoras da Renalfa visitam a Escola Municipal Povo Omágua Kambeba em Manaus
A Escola Municipal Povo Omágua Kambeba (Luz do Saber) recebeu a visita dos articuladores do programa Renalfa – um importante projeto voltado à promoção da alfabetização e melhoria da qualidade do ensino na região. A experiência formativa na escola indígena vai ao encontro da defesa do CNCA de se constituir como uma política de alfabetização para todas as crianças brasileiras respeitando e contextualizando a diversidade cultural e geográfica do nosso país.
A experiência vivida reiterou para os participantes o compromisso que todos os envolvidos na Política de Alfabetização devem ter nos territórios no âmbito do reconhecimento e valorização dos conhecimentos, das línguas e os processos de aprendizagens próprios dos povos indígenas, promovendo uma abordagem inclusiva e equitativa no direito a Educação.
Durante a visita, os articuladores conversaram com professores, gestores e alunos, observaram atividades em sala de aula e compartilharam orientações para aprimorar as estratégias de ensino-aprendizagem, especialmente no que se refere ao desenvolvimento da leitura e escrita nos anos iniciais.
A presença dos articuladores reforça o compromisso com uma educação inclusiva, contextualizada e de qualidade, valorizando as especificidades culturais e linguísticas da comunidade Omágua Kambeba.
Na Bahia, as articuladoras estaduais integrantes da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização/Renalfa são Eronize Lima Souza (representando a Undime Bahia) e Graciene Rocha Guimarães (representando a Secretaria de Educação do Estado). Eles trabalham em conjunto para implementar e apoiar as políticas de alfabetização em nível estadual. Articuladoras presentes no encontro de Manaus.














