Em Vitória da Conquista, Colaborador Undime media mesa que socializou experiências dos municípios que atendem Educação em Tempo Integral
Lucas Aguiar, Colaborador Undime, mediou uma mesa em Vitória da Conquista que ampliou as reflexões de “Socialização de Experiências dos Municípios da Bahia” que na oportunidade aconteceram as exposições dos municípios de Vitória da Conquista, Urandi e Mortugaba.
O encontro reforça o compromisso com a construção de uma gestão pública eficiente, participativa e sensível às realidades locais, valorizando a diversidade e o potencial de cada território baiano.
A educação em tempo integral representa uma importante política pública voltada para o desenvolvimento integral dos estudantes, mas sua implementação em nível municipal enfrenta diversos desafios e oferece também possibilidades promissoras. A seguir, apresento uma análise resumida dos principais pontos:
Desafios para a implementação em âmbito municipal
- Infraestrutura inadequada: Muitas escolas municipais não possuem espaços físicos suficientes ou adequados para atividades em dois turnos, como salas multifuncionais, bibliotecas equipadas, quadras cobertas ou refeitórios amplos.
- Financiamento e sustentabilidade: A ampliação da jornada escolar implica aumento de gastos com alimentação, transporte, salários de profissionais, materiais didáticos e manutenção, exigindo uma política de financiamento robusta e estável.
- Formação e valorização dos profissionais: O modelo demanda professores com formação específica para trabalhar com metodologias diferenciadas e interdisciplinares, além de condições de trabalho que evitem a sobrecarga.
- Currículo e proposta pedagógica: É necessário superar o modelo tradicional de ensino e construir uma proposta pedagógica inovadora que integre conteúdos curriculares com atividades culturais, esportivas, científicas e de cidadania.
- Gestão e planejamento: A expansão da jornada exige forte articulação entre as secretarias de educação, escolas, comunidade e outros órgãos do poder público para planejamento, monitoramento e avaliação das ações.
Possibilidades e potenciais benefícios
- Melhoria na aprendizagem: A ampliação do tempo escolar, quando bem planejada, pode favorecer uma aprendizagem mais significativa, com maior apoio individualizado e reforço escolar.
- Redução das desigualdades: A educação em tempo integral pode contribuir para a equidade, oferecendo às crianças de contextos vulneráveis acesso a atividades que normalmente não estariam disponíveis fora da escola.
- Desenvolvimento integral do aluno: O tempo ampliado permite trabalhar dimensões além do cognitivo, como o emocional, o social, o cultural e o físico.
- Fortalecimento da comunidade escolar: Com maior tempo na escola, há espaço para estreitar os laços entre alunos, professores, famílias e o território, promovendo ações colaborativas e mais sentido à experiência escolar.
- Inovação educacional: A política pode impulsionar novas práticas pedagógicas, projetos interdisciplinares e uso de metodologias ativas.
Lucas Aguiar está Articulador Estadual do Programa Escolaem Tempo Integral (RENAPETI);Agente de Mobilização de Monitoramentode Metas Estaduais (CECAMPE/Nordeste);Representante da Undime como Membrotitular do Conselho Estadual deAcompanhamento e Controle Social (Cacs);Ponto Focal de mobilização dasEspecializações do MEC;Interlocutor Municipal para as Avaliaçõesda Educação Básica;Articulador Estadual do Programa Escolaem Tempo Integral (RENAPETI);Agente de Mobilização de Monitoramentode Metas Estaduais (CECAMPE/Nordeste).