luckyjetparimatchpinuppin-upmostbet casinomostbetmosbet4a betpin-up1win sayti1win aposta1win aviatorparimatchlucky jet crashpin-upmostbet kzmosbet casino1win online1winmostbet casinopinup casino1win slotmostbet casino1win aviatorpin up casinomosbet indialucky jet casino1win kz1 winmostbet4r betmosbet casinomostbet casinomostbet kz4a betaviatorlucky jet online1 win azaviator1win gamesmostbet aviator loginlacky jetmostbet aviator login1winpin up kz1win casinopinuppin up india4rabet mirrorpin up bet1 win
Fórum Ordinário

Thereza Rios reflete sobre a estética e ética, dimensões do trabalho docente na abertura do XXI Fórum da Undime Bahia

Terezinha Rios, como é conhecida, Palestrante e Professora, Membro do GEPEFE Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores da USP, refletiu na noite desta quarta-feira (26), na abertura do XXI Fórum da Undime Bahia, sobre a ética e a estética são dimensões do trabalho docente que se relacionam com a formação humana e a ação educativa.

A relação entre a ética e a educação é fundamental no desenvolvimento educacional, refletindo de forma direta na formação integral do aluno. A ética é indispensável na vida profissional docente e visando esta importância, este artigo tem como objetivo investigar sobre a necessidade da formação ética do educador, explanar de forma abrangente os conceitos da ética e da educação para entender sua relação e olhar e a partir desse entendimento, aplicar na prática de situações do cotidiano promovendo plenamente a cidadania.

Ética

  • A ética docente é a reflexão sobre a ação do professor no dia a dia, que reflete uma prática moral. 
  • A ética ajuda a desenvolver o respeito e a solidariedade humana. 
  • A ética docente orienta escolhas e decisões do professor, que são fundadas em princípios e intencionalidade. 
  • A ética docente é um pressuposto e resultado da autonomia docente. 

Estética

  • A estética diz respeito à capacidade humana para perceber a beleza que existe no mundo. 
  • A estética e a educação estão diretamente relacionadas, pois ambas possibilitam a construção de significados, importantes para a formação estética do estudante. 
  • A dimensão estética da formação docente está ligada à alteridade, ou seja, ao olhar de fora, distanciado, extralocalizado espaço-temporalmente. 

A relação entre ética e estética precisa ser retomada na educação, pois ela abre uma nova perspectiva para estruturar a ação educativa. 

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram