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Web TV Undime

Web TV Undime Bahia acompanha o 1º Ciclo Formativo do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) 2025

Ministério da Educação (MEC) dará início, na segunda-feira, 17 de março, ao 1º Ciclo Formativo do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) 2025. O encontro tem como objetivo fornecer apoio técnico aos membros estaduais da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa). O evento será realizado em Salvador (BA), com abertura transmitida pelo Canal do MEC no YouTube a partir das 18 horas. 

O evento terá a participação da secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt; do diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral e Básica, Alexsandro Santos; e do coordenador-geral de Alfabetização, João Paulo Mendes. Também participam da formação representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação de Capitais (Consec), além das equipes técnicas da Secretaria de Educação da Bahia (Seduc-BA), de 54 articuladores estaduais da Renalfa e demais autoridades. 

Renalfa – Estabelecida pela Portaria nº 1.774/2023, a Renalfa é um componente fundamental do CNCA, ao ampliar a capacidade institucional dos sistemas municipais e estaduais de ensino. Conta com mais de sete mil articuladores, sendo cinco nacionais; dois em cada estado e no Distrito Federal; três em cada região; e um em cada município. Com uma coordenação integrada às políticas educacionais de alfabetização em todo o país, a Renalfa visa promover a melhoria contínua da qualidade da alfabetização. 

Compromisso – O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados. O objetivo é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE). O programa busca, ainda, garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º anos, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público. 

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