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Brasil

Saeb 2025 é tema de seminário em Brasília

Representantes da Undime de todos os estados, estiveram em Brasília, na manhã desta segunda-feira, 24 de fevereiro, para participar do Seminário de apresentação do Sistema de Avaliação da Educação Básica 2025.

O evento aconteceu no auditório do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e foi uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que reuniu representantes da Undime e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Na mesa de abertura, a Undime foi representada pelo presidente nacional e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, Alessio Costa Lima. Também compuseram a mesa o presidente do Inep, Manuel Palacios; a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Kátia Schweickardt; a diretora de Avaliação da Educação Básica do Inep, Hilda Aparecida Linhares da Silva; a vice-presidente do Consed e secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá; e o coordenador do grupo de avaliação do Consed e secretário de estado da Educação do Pará, Rossieli Soares.

Alessio ressaltou que a avalição é importante e estratégica para impulsionar qualquer transformação em educação. “Nesse sentido, a cada novo ciclo do Saeb a gente se enche de expectativas de que vamos ter resultados melhores e de que as avaliações vão trazer diagnósticos que permitam fazer as intervenções necessárias no sistema. Agora, se as avaliações eram importantes do ponto de vista pedagógico e do ponto de vista de gestão educacional, ela ganha um novo relevo a partir do novo Fundeb, quando os resultados das avaliações também passam a impactar na distribuição dos recursos, tanto através da quota parte do Salário-Educação, os 10% do ICMS que faz parte da nova Lei do Fundeb – onde uma parcela dos recursos que já são dos municípios é distribuída com base em indicadores educacionais – como também na relação da complementação da União através do VAAR, onde de fato os indicadores de redução das desigualdades educacionais são aferidos a partir dos resultados produzidos pelo Saeb”, destacou o presidente da Undime.

Na ocasião, foi apresentada a estrutura do Saeb 2025, além da proposta do Inep para os padrões de desempenho do Ensino Fundamental, que serão adotados pela autarquia para leitura e interpretação do nível de aprendizagem dos estudantes nas séries avaliadas. “A definição desses padrões é imprescindível para se conhecer previamente quais são as competências e habilidades que devem ser adquiras em cada nível”, afirmou Alessio. Foi demonstrado ainda quais matrizes de referências serão utilizadas para subsidiar a elaboração dos testes em cada componente. A ideia é que a proposta de padrões de desempenho seja discutida, posteriormente, em seminários regionais.

Entre as mudanças previstas, destacam-se o início da transição para as matrizes alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Saeb censitário (língua portuguesa e matemática do 5º e 9º anos ensino fundamental e 3ª e 4ª séries do ensino médio); testes e questionários em braile, bem como atendimento especializado com ledor na aplicação dos questionários do 9º ano do ensino fundamental; além de aplicações experimentais de itens de resposta construída.

O evento contou ainda com uma mesa que tratou do Saeb 2025 e o seu papel no monitoramento da qualidade da educação brasileira.

A previsão é de que a portaria do Saeb 2025 seja divulgada em julho.

Fonte: Undime com informações do Inep
Fotos: Undime

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