Confira a programação Completa do XXI Fórum da Undime Bahia
A UNDIME/BA E A GESTÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM REGIME DE COLABORAÇÃO: Tecendo saberes e fazeres na garantia de uma educação pública com equidade.
PERÍODO: 26 a 28 de março de 2025
PÚBLICO ALVO: Dirigentes Municipais, Equipes Técnicas das Secretarias de Educação, Gestores Escolares, Coordenadores/as Pedagógicos das Escolas, Conselheiros/as, educadores/as, pesquisadores educadores/as, especialistas, membros de órgãos deliberativos e consultivos da Educação, cidadãos e cidadãs da sociedade civil.
LOCAL: Salvador /BA
APRESENTAÇÃO
Com o tema A UNDIME/BA E A GESTÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM REGIME DE COLABORAÇÃO: tecendo saberes e fazeres na garantia de uma educação pública com equidade, em formato presencial, a UNDIME/BA realizará no período de 26 a 28 de março de 2025 o XXI FÓRUM ORDINÁRIO DE DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA, na cidade de Salvador. Este é um dos eventos educacionais mais significativos do Estado, sendo um momento de encontro entre autoridades governamentais, dirigentes municipais da Educação, técnicos/as das secretarias de Educação, educadores/as, especialistas, membros de órgãos deliberativos e consultivos da Educação, professores, cidadãos e cidadãs da sociedade civil.
A temática escolhida será dialogada por meio de palestras, mesas de conversAção com pesquisadores e convidados de diferentes instituições, exposição de banners, oficinas e atendimentos individualizados por técnicos do Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Secretaria de Educação do Estado e outros colaboradores da Undime/BA. A proposta é proporcionar um ambiente aberto para o diálogo e as trocas de experiências visando a melhoria da qualidade e da responsabilidade da educação ofertada pelas redes municipais de ensino do Estado da Bahia em regime de colaboração com os demais entes federados.
O convite para esse momento de conversAção sobre o tema proposto reconhece a necessidade do trabalho colaborativo e cooperativo dos atores e atrizes da Educação para enfrentarmos os desafios de garantir o direito ao acesso, permanência e consolidação de aprendizagens nas unidades de ensino para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, bem como, assegurar a Educação como uma ferramenta que possa reparar as injustiças do passado e presente e criar condições para que as pessoas possam transformar o futuro que já é agora.
Desse modo, o objetivo do XXI Fórum Ordinário da UNDIME/BAHIA, edição 2025, é provocar reflexões sobre a (re)definições de agendas, de formulação, de execução e de avaliação das principais políticas públicas educacionais; compreender as relações tecidas entre MEC e os demais entes federados, comunidade escolar, sociedade civil e os 3 poderes, debater sobre as políticas públicas educacionais no que tange à sua concepção, implementação, monitoramento e avaliação de resultados, possibilitando o debruçar sobre as políticas públicas que organizam a educação brasileira, frente ao cenário atual .
Toda a programação proposta oportuniza momentos para reconhecimento da necessidade de fortalecer cada vez mais o ambiente de ensino, por meio de esforços conjuntos entre União, estados, Distrito Federal e município no sentido do fomento, financiamento, implementação, monitoramento e avaliação das principais políticas públicas que transformem a educação do nosso País. São exemplos disso: Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), Escola em Tempo Integral, Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola, Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, Programa Escola das Adolescências, Programa Mais Professores para o Brasil, além de projetos de inclusão, de equidade, de segurança alimentar e de transporte .
Em 38 anos de existência desta instituição, Fórum também destaca o papel relevante do compromisso da UNDIME/BA enquanto representatividade da diversidade do 417 municípios que compõem nosso Estado no que tange aos fazeres e deveres na defesa de uma educação pública equânime e inclusiva, comprometida com o combate a todas as formas de discriminação, preconceitos, exclusão, racismo e de violência social que atentem contra a dignidade humana, a democracia e o direito a aprender (aprender a ser, a aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a conhecer) como princípio, meio e fim de todos os sistemas educacionais.
Espera-se, nos três dias de evento, contar com a participação de mais de 1200 pessoas, entre dirigentes municipais da educação, autoridades representativas, pesquisadores, técnicos, professores, gestores, estudantes e convidados, para o exercício de um debate qualificado sobre os marcos legais, desafios e as possibilidades de uma educação que, acima de tudo, respeite os direitos humanos e a legislação vigente. Deste modo, que todas as atividades propostas possam inspirar e fomentar novas reflexões sobre a importância das Políticas Públicas para garantia do acesso ao direito universal e inalienável à educação, bem como o enfrentamento dos grandes desafios sociais que atentam contra a dignidade humana e a sobrevivência do planeta.
Um chamado a reunir esforços coletivo para o fazer juntos/as. Consolidar e fortalecer os compromissos e responsabilidades com a Educação Pública. As contribuições de todos serão muito bem-vindas, o que nós fizermos juntos na Educação Baiana definirá os avanços em relação ao crescimento e fortalecimento de aprendizagens ecológica, cognitiva, intercultural e interdisciplinar, considerando nossos alunos e alunas como seres humanizados e cidadão cosmopolita.
Sejam muito bem-vindos e bem-vindas, estamos esperançosos e esperançosas para esse fazer juntos no tempo que já é agora.
PROGRAMAÇÃO PRÉVIA
26/03/2025- (Quarta-feira) – Turno Matutino | ||
Atividade 01: Encontro Técnico institucional | ||
Público Alvo | Diretores dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), Presidentes do Territórios de Identidade da UNDIME (Diretoria Ampliada) e Conselho Fiscal. | |
Horário | 9h às 13h30min | |
Sala | ||
Pauta | UDIME/BA e Secretaria de Educação nos territórios de identidade da Bahia | |
Acolhimento | 8h30min | |
1ª Mediação | 9h às 11h | Anderson Passos Colaboradores Undime (Eronize Lima, Fernanda Argolo e Zuma Castro) |
11h | Coffee break. | |
11h 20min às 13h30min | SGINF/ DIE |
13h30min: Almoço
26/03/2025- (Quarta-feira) – Turno Vespertino | |
Público Alvo: | Dirigentes Municipais, Equipes Técnicas das Secretarias de Educação, Gestores Escolares, Coordenadores/as Pedagógicos das Escolas, Conselheiros/as , educadores/as, pesquisadores educadores/as, especialistas, membros de órgãos deliberativos e consultivos da Educação, cidadãos e cidadãs da sociedade civil |
HORÁRIO | ATIVIDADE |
14h às 16h | CREDENCIAMENTO |
14h às 16h | Visita aos stands dos expositores parceiros |
14h às 15h | Vitrine das experiências exitosas municipais. Dados e evidências na gestão do municípios e/ou sala de aula com foco nas melhorias dos indicadores educacionais frente aos desafios da elaboração /implementação de políticas públicas territoriais que assegurem a função social da Educação/ escola. |
14h às 17h | OFICINAS 01.Oficina da Avaliação: O Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE) – conceitos, implicações e práticas para a construção de políticas e consolidação do ensino-aprendizagem. 02: Oficina Declaração do Censo Escolar: Responsabilidade da Gestão Municipal. 03 Oficina: Busca Ativa Escolar: estratégias para a redução da evasão e garantia de direitos à educação. 04 Oficina: Programa Bolsa Família: fortalecendo a Condicionalidade da Educação para a melhoria dos indicadores municipais. Sala |
16h | Apresentação Cultural – Estudantes da Rede Estadual que foram premiados em um dos projetos estruturantes da SEC/BA- face, tal, dance |
17h | ABERTURA DO FÓRUM Composição da Mesa Institucional de Abertura |
26/03/2025- (Quarta-feira) – Noturno | |
HORÁRIO | ATIVIDADE |
19h | Palestra Magna: Estética e Ética: Dimensões do trabalho docente Palestrante Confirmada : Prof. Dra. Thereza Rios |
20h | Jantar |
27/03/2025 – (Quinta – feira) – Matutino | |
Público Alvo: | Dirigentes Municipais, Equipes Técnicas das Secretarias de Educação, Gestores Escolares, Coordenadores/as Pedagógicos das Escolas, Conselheiros/as, educadores/as, pesquisadores educadores/as, especialistas, membros de órgãos deliberativos e consultivos da Educação, cidadãos e cidadãs da sociedade civil. |
HORÁRIO | ATIVIDADE |
8h às 10h | CREDENCIAMENTO |
8h às 8h30min | Visita aos stands |
8h30min às 12h | Atendimento Institucional (SEC/BA, MEC, FNDE e INEP) |
8h30min às 9h | Vitrine das experiências exitosas municipais. |
27/03/2025 – (Quinta – feira) – Matutino | |
Público Alvo: | Equipes Técnicas das Secretarias de Educação, |
HORÁRIO | ATIVIDADE |
8h30min às 12h | OFICINAS |
01.Oficina da Avaliação: O Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE) – conceitos, implicações e práticas para a construção de políticas e consolidação do ensino-aprendizagem. 02: Oficina Declaração do Censo Escolar: Responsabilidade da Gestão Municipal. 03 Oficina: Busca Ativa Escolar: estratégias para a redução da evasão e garantia de direitos à educação. 04 Oficina: Programa Bolsa Família: fortalecendo a Condicionalidade da Educação para a melhoria dos indicadores municipais. |
27/03/2025 – (Quinta – feira) – Matutino | |
Acolhimento | 8h30min |
Público Alvo: | Dirigentes Municipais, Equipes Técnicas das Secretarias de Educação, Gestores Escolares, Coordenadores/as Pedagógicos das Escolas, Conselheiros/as, educadores/as, pesquisadores educadores/as, especialistas, membros de órgãos deliberativos e consultivos da Educação, cidadãos e cidadãs da sociedade civil |
HORÁRIO | 9h às 10h30min- |
Atividade | ConversAção 01: A avaliação da aprendizagem na Educação Básicacomo indutora de políticas públicas para consolidação das aprendizagens nos sistemas de ensino. Convidado: Prof.Me. Luciano Rocha Mediação: |
27/03/2025 – (Quinta – feira) – Matutino | |
HORÁRIO | ATIVIDADE |
10h40min às 12h40min | ConversAção 02: Interseccionalidade na educação: reflexões sobre equidade e inclusão. Convidadas: ● Profa. Ma.Tainara Ferreira Prof. Ma. Denízia Kawany Fulkaxó Cruz Profa. Ma. Thiffany Odara, Profa. Amanda Soares Mediação: |
Público Alvo: | Dirigentes Municipais, Equipes Técnicas das Secretarias de Educação, Gestores Escolares, Coordenadores/as Pedagógicos das Escolas, Conselheiros/as, educadores/as, pesquisadores educadores/as, especialistas, membros de órgãos deliberativos e consultivos da Educação, cidadãos e cidadãs da sociedade civil. |
12h40min – Almoço
27/03/2025 – (Quinta -feira) – Matutino | |
Público Alvo: | Equipes Técnicas das Secretarias de Educação, |
HORÁRIO | ATIVIDADE |
14min às 17h | OFICINAS |
01.Oficina da Avaliação: O Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE) – conceitos, implicações e práticas para a construção de políticas e consolidação do ensino-aprendizagem. 02: Oficina Declaração do Censo Escolar: Responsabilidade da Gestão Municipal. 03 Oficina: Busca Ativa Escolar: estratégias para a redução da evasão e garantia de direitos à educação. 04 Oficina: Programa Bolsa Família: fortalecendo a Condicionalidade da Educação para a melhoria dos indicadores municipais. |
27/03/2025 – (Quinta – feira) – Vespertino | |
Público Alvo: | Dirigentes Municipais, Equipes Técnicas das Secretarias de Educação, Gestores Escolares, Coordenadores/as Pedagógicos das Escolas, Conselheiros/as, educadores/as, pesquisadores educadores/as, especialistas, membros de órgãos deliberativos e consultivos da Educação, cidadãos e cidadãs da sociedade civil |
HORÁRIO | ATIVIDADE |
13h40min às 14h | Acolhimento: Acolhimento e cuidado Convidada: Patrícia Valle |
14h às 16h | ConversAção 03: Os novos planos decenais de educação e os desafios da Educação para a próxima década: reduzir desigualdades, valorizar diversidades e educar com equidade. Convidados (AS) Prof. Dra José Danilo da Costa Souza filho -FEEBA Prof. Dra Gilvânia da Conceição Nascimento- UNCME/BA Prof Ms. Nildon Carlos Santos Pitombo – CEE/BA Mediação: |
16h | Coffee break. |
16h20 ás 17h20min | PALESTRA SHOW: A Arte de transformar menos em mais na Educação. Palestrante Confirmado: Dalmir Sant’Anna Mediação: |
17h20 ás 17h30min | Consultores/ Sorteio de Brindes |
17h30min | Eleição da Nova Diretoria UNDIME/BA: 2025-2026 |
27/03/2025 – (Quinta -feira) – Noturno | |
HORÁRIO | ATIVIDADE |
19 ás 21h | Jantar |
20h | Momento Integração: Sambar e celebrar com UNDIME/BA Maeve Cantora | Compositora | Psicóloga |
28/03/2025 – (sexta– feira) – Matutino | |
Público Alvo: | Dirigentes Municipais, Equipes Técnicas das Secretarias de Educação, Gestores Escolares, Coordenadores/as Pedagógicos das Escolas, Conselheiros/as, educadores/as, pesquisadores educadores/as, especialistas, membros de órgãos deliberativos e consultivos da Educação, cidadãos e cidadãs da sociedade civil |
HORÁRIO | ATIVIDADE |
8h às 8h30min | Visita aos stands |
8h30min às 12h | Atendimento Institucional (SEC/BA, MEC, FNDE e INEP) Sala: |
8h30min às 9h | Vitrine das experiências exitosas municipais. |
28/03/2025 – (Sexta– feira) – Matutino | |
Público Alvo: | Equipes Técnicas das Secretarias de Educação, |
HORÁRIO | ATIVIDADE |
8h30min às 12h | OFICINAS |
01.Oficina da Avaliação: O Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE) – conceitos, implicações e práticas para a construção de políticas e consolidação do ensino-aprendizagem. 02: Oficina Declaração do Censo Escolar: Responsabilidade da Gestão Municipal. 03 Oficina: Busca Ativa Escolar: estratégias para a redução da evasão e garantia de direitos à educação. 04 Oficina: Programa Bolsa Família: fortalecendo a Condicionalidade da Educação para a melhoria dos indicadores municipais. |
28/03/2025 – (Sexta– feira) – Matutino | |
Acolhimento | 8h30min |
Público Alvo: | Dirigentes Municipais, Equipes Técnicas das Secretarias de Educação, Gestores Escolares, Coordenadores/as Pedagógicos das Escolas, Conselheiros/as, educadores/as, pesquisadores educadores/as, especialistas, membros de órgãos deliberativos e consultivos da Educação, cidadãos e cidadãs da sociedade civil |
HORÁRIO | ATIVIDADE |
8h30min | Boas vindas a nova Diretoria da Undime/BA 2025-2026 |
9h às 10h50min | ConversAção 04: A UNDIME e a Gestão das Políticas Educacionais em regime de colaboração. Convidados: João Paulo Mendes de Lima – Coordenador-Geral de Alfabetização (COGEALF/DPDI/SEB); Adilson de Souza – Servidor da Coordenação-Geral de Ensino Integral e Tempo Integral (COGEITI/DPDI/SEB); Larissa Ebeling – Chefe de Projetos da Coordenação Geral de Tecnologia e Inovação da Educação Básica (CGTI/DAGE/SEB) Mediação: |
10h50min às 11h20min | Consultores/Sorteio de Brindes |
11h20min ás 12h30min | Palestra de Imersão: Cuidando de quem cuida: saúde dos profissionais da Educação Palestrante: Edgard Abbehusen Mediação: |
12h30min – Almoço
28/03/2025 – (sexta -feira) – Vespertino | |
Público Alvo: | Equipes Técnicas das Secretarias de Educação, |
HORÁRIO | ATIVIDADE |
14min às 17h | OFICINAS |
01.Oficina da Avaliação: O Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE) – conceitos, implicações e práticas para a construção de políticas e consolidação do ensino-aprendizagem. 02: Oficina Declaração do Censo Escolar: Responsabilidade da Gestão Municipal. 03 Oficina: Busca Ativa Escolar: estratégias para a redução da evasão e garantia de direitos à educação. 04 Oficina: Programa Bolsa Família: fortalecendo a Condicionalidade da Educação para a melhoria dos indicadores municipais. |