Undime participa da 2ª Reunião Ordinária de 2024 do Conselho Consultivo do Inep
A Undime participou, na tarde desta terça-feira, 10 de dezembro, da 2ª Reunião Ordinária de 2024 do Conselho Consultivo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O encontro aconteceu em Brasília, na sede do Inep, e a Undime foi representada pelo vice-presidente nacional e presidente da Undime Mato Grosso, Silvio Fidelis, Dirigente Municipal de Educação de Várzea Grande/MT.
A reunião foi liderada pelo presidente do Inep, Manuel Palacios, e contemplou na pauta, discussões sobre a proposta orçamentária do Inep para 2025; e a apresentação do Planejamento Estratégico Institucional 2024-2027, realizada pela chefe da Assessoria de Governança e Gestão Estratégica do Inep, Isabel Chagas.
Palacios destacou as principais ações do Inep ao longo de 2024, entre elas, a entrega dos resultados da avaliação da alfabetização e a avaliação das licenciaturas (Enade das Licenciaturas), que é fundamentada em matrizes de referência específicas para a formação docente. Para além disso, o presidente do Inep destacou a parceria com a Undime e o Consed como fundamental para o desenvolvimento das ações junto aos estados e municípios.
Na oportunidade, o vice-presidente nacional da Undime destacou a importância do trabalho do Inep, sobretudo no que se refere à produção de dados bem como as avaliações que são relevantes para o diagnóstico, monitoramento e acompanhamento sempre com foco na melhoria da qualidade do ensino. O Dirigente Municipal de Educação de Várzea Grande/MT pontuou ainda o sucesso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano e afirmou que tem boas expectativas quanto ao Pé-de-Meia das Licenciaturas.
Sobre o Conselho Consultivo
O Conselho Consultivo do Inep tem como competência manifestar-se sobre o plano de ação e a proposta orçamentária anual do Inep; as prestações de contas e o relatório anual de atividades do Inep, antes de seu envio ao Ministro de Estado da Educação; e os assuntos que lhe forem submetidos pelo Presidente do Inep ou por qualquer um de seus membros. A instância se reúne na sede do Inep, ordinariamente, uma vez por semestre e, extraordinariamente, quando convocado pelo presidente ou mediante requerimento, aprovado por maioria absoluta.
São quatro membros natos: o presidente do Inep, que o preside; o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE); o presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed) e o presidente da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Além desses, são cinco membros designados, representantes da sociedade civil escolhidos entre profissionais de notório saber, sendo indicados pelo presidente do Inep e designados pelo ministro da Educação.
Fonte/Fotos: Undime