Segunda Edição do Concurso de Contos “Macondo tem alguém para lhe escrever”
Por meio do Ofício Nº 1188/2024/DPDI/SEB/SEB-MEC, o Ministério da Educação convida as Secretarias de Educação para divulgar entre suas escolas de anos finais do ensino fundamental as inscrições para a segunda edição do Concurso de Contos “Macondo tem alguém para lhe escrever”, da Fundação Gabriel García Márquez, Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe – CAF e a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI, com objetivo de fomentar o gosto pela leitura, estimular a criatividade na escrita e ampliar o acesso a livros e à cultura literária.
O Concurso é destinado a crianças e adolescentes entre 10 e 13 anos de idade e enseja fomentar as habilidades de letramento e fortalecer a identidade cultural da América Latina e do Caribe, com prêmios que incluem uma viagem a lugares importantes na vida de García Márquez, bem como, a publicação dos trabalhos selecionados em uma antologia ilustrada, entre outros reconhecimentos.
A premiação será marcada por um encontro dos estudantes vencedores, de natureza cultural e educativa no Caribe colombiano, pela Rota de Macondo, passeando por lugares significativos na vida e obra de Gabriel García Márquez. O prêmio cobre todas as despesas de hospedagem, alimentação e transporte para o Caribe colombiano de todos os ganhadores e de um acompanhante (pai, mãe ou responsável legal). O encontro está previsto para o final do mês de abril de 2025. Além disso, haverá uma publicação das histórias em uma antologia ilustrada, menções especiais aos professores que desempenharam um papel fundamental no acompanhamento dos estudantes participantes.
As inscrições dos estudantes devem ser feitas diretamente na plataforma, através do preenchimento do formulário com as informações pessoais, criação de pseudônimo, envio do texto em anexo, que pode ter formatos como Word, PDF, JPG ou PNG (para o caso de foto da folha do texto manuscrito), com extensão mínima de duas (2) páginas e um máximo de seis (6). Recomenda-se o uso da fonte Arial, tamanho 12 e espaçamento entre linhas de 1,5. Se a história for um manuscrito, serão aceitas fotografias ou folhas escaneadas, desde que sejam apresentados nos formatos acima e sejam totalmente legíveis.
Os estudantes participantes poderão concorrer com um relato inédito, escrito em espanhol, português ou inglês, e o tema central do concurso nesta edição é: “nossa identidade e o orgulho do que somos”, que busca destacar, promover e divulgar aspectos representativos da identidade, origens e culturas dos povos Ibero-Américanos e do Caribe. O interesse em investigar e contar o protagonismo das mulheres e dos povos indígenas e afrodescendentes da região será valorizado positivamente, e as seguintes perguntas norteadoras poderão ajudar na criação do texto: O que faz com que você se sinta orgulhoso(a) de morar em sua região ou país? O que você mais destaca ou valoriza de suas raízes ou cultura? O que você gostaria que todos soubessem sobre você, sua família, sua comunidade, cidade, região ou país?
No site – CLIQUE AQUI – estão disponíveis as principais orientações sobre o concurso, que segue com inscrições abertas até 21 de novembro.