Encaminhamento de Manifestação de interesse no curso Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
O Ministério da Educação iniciou a oferta de 250.000 vagas para formação de professores/as da educação básica que atuam em classes comuns. Essa oferta faz parte do plano de Afirmação e Fortalecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – PNEEPEI, lançado em 21 de novembro de 2023. Será ofertado um total de 1.250.000 vagas, até o final de 2026.
No último dia 21 de outubro a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), iniciou o processo de abertura de inscrições para os/as docentes interessados/as. As inscrições estão sendo abertas pelas Instituições de Ensino Superior/IES que aderiram à proposta.
As IES que aderiram à proposta de formação estão liberando seus editais paulatinamente.
No site da Undime foi publicada uma notícia sobre as inscrições para o curso. Segue para conhecimento e divulgação: clique aqui
O curso ofertado objetiva formar professores da Educação Básica que atuam em salas de aula comuns, promovendo práticas pedagógicas alinhadas com os princípios da Educação Inclusiva. Será ofertado em EAD, com atividades síncronas e assíncronas realizado no ambiente AVACAPES. Está organizado em 4 módulos perfazendo um total de 120h correspondendo a três meses. Os conteúdos estão organizados da seguinte forma:
1. Aspectos Históricos e Legais da Educação Especial: Perspectiva inclusiva considerando interculturalidade e interseccionalidade.
2. Desenvolvimento Humano, Ensino e Aprendizagem: Abordagem na perspectiva da Educação Inclusiva.
3. Currículo, Tecnologias e Práticas Pedagógicas Inclusivas: Ênfase em ensino acessível, Tecnologia Assistiva e práticas pedagógicas inclusivas.
4. Desenvolvimento de Proposta de Ação: Criação de uma proposta de ação que envolva recursos didáticos e materiais pedagógicos para a inclusão de estudantes da Educação Especial nas escolas comuns.