FNDE faz alerta sobre oferta de serviços de consultoria pagas
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) informa a todos os gestores de transporte escolar e conselheiros CACS-FUNDEB sobre a oferta de serviços de assessoria e consultoria relacionados aos programas de Transporte Escolar e ao Sistema Eletrônico de Gestão do Transporte Escolar (SETE).
Recentemente, identificamos empresas privadas que estão divulgando informações incorretas sobre os programas de Transporte Escolar e o uso do SETE, além de oferecerem serviços de consultoria paga utilizando indevidamente a logomarca do FNDE e do sistema SETE.
Esclarecemos que o FNDE não autoriza nenhuma empresa a utilizar suas logomarcas. O SETE é um sistema disponibilizado gratuitamente para apoiar estados e municípios na gestão do transporte escolar, e não há qualquer necessidade de pagamento para acessá-lo ou utilizá-lo.
Embora o FNDE não seja contra a contratação de consultorias para auxiliar na melhoria da gestão do transporte escolar, é fundamental destacar que essas consultorias não têm qualquer vínculo oficial com o FNDE ou com os Centros Colaboradores do Transporte Escolar (CECATEs). Além disso, informações errôneas repassadas por essas empresas podem prejudicar a correta compreensão das diretrizes da Política Nacional do Transporte Escolar e comprometer a execução dos programas.
Para apoiar gestores e conselheiros na correta utilização do SETE e na gestão dos programas de Transporte Escolar, o FNDE, em parceria com os CECATEs, oferece formações gratuitas e assistência técnica. Esses treinamentos fornecem orientações detalhadas sobre as normas dos programas, a execução dos recursos, a prestação de contas e o uso do SETE.
As informações oficiais sobre eventos de formação e demais orientações são divulgadas exclusivamente pelos canais oficiais do FNDE e dos CECATEs, como sites, redes sociais e comunicados oficiais.
Caso tenha dúvidas sobre a autenticidade de qualquer oferta de serviços relacionados ao Transporte Escolar ou ao SETE, entre em contato diretamente com o FNDE, pelo e-mail [email protected], ou com o CECATE da sua região.