Bahia presente na oficina preparatória para a VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Brasília
A Bahia esteve representada na oficina preparatória para a VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que teve início na quarta-feira (25) e terminou nesta quinta (26), em Brasília.
A Bahia esteve representada pela Secretária Executiva da Undime Bahia, Sônia Magaly, pelo Diretor de Execução das Políticas para a Educação Básica da SEC, Fábio Barbosa, pelo professor Valney Rigonato, da Universidade Federal do Oeste Baiano (UFOB) e Carol Brasil, Técnica da SEC, representante do segmento Juventude.
A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – CNIJMA (MEC/MMA) é um processo pedagógico que, desde 2003, envolve as comunidades escolares de todo o Brasil, voltado para o fortalecimento do protagonismo estudantil e exercício da cidadania ambiental, a partir de uma educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora.
Nas cinco edições da CNIJMA realizadas ao longo de quinze anos (2003-2018), participaram mais de 20 milhões de pessoas, entre adolescentes de 11 a 15 anos (como delegado/as), jovens de 16 a 29 anos (como mobilizadores, facilitadores, oficineiros, gestores, etc.), professores e adultos das comunidades escolares (acompanhantes e participantes da Conferência na Escola), gestores da educação e do meio ambiente (organização local e nacional). Foram mobilizadas, por edição, em média, 14 mil escolas em todos os estados brasileiros.
Objetivo:
O objetivo da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é pedagógico e busca apoiar as Secretarias Estaduais, Municipais e Distrital de Educação na promoção da participação social. Incentiva a mobilização e a ação sobre a dimensão política e social da questão ambiental, bem como a sua inserção e apropriação pelos sistemas de ensino nas dimensões de gestão, currículo e infraestrutura das unidades escolares.
Ações:
- Realização das etapas preparatórias para a Conferência Nacional, que incluem a formação de professores e conferências nas escolas do ensino fundamental.
- Disponibilizar materiais de referência para todas as escolas de ensino fundamental a fim de subsidiar o processo de debate e mobilização dos(as) estudantes nas etapas da CNIJMA;