MEC realiza 2º webinário sobre recomposição de aprendizagens
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promoverá na quarta-feira, 25 de setembro, o segundo webinário para abordar a recomposição das aprendizagens de estudantes da educação básica; dessa vez, sobre o tema reorganização curricular.
Transmitido no YouTube pelos canais do MEC e do Conviva Educação — da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) —, o evento é voltado para secretários, gestores e professores de educação de todo o País. O webinário ocorre das 15h às 17h (horário de Brasília) e conta, ainda, com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Instituto Reúna.
Esta edição do webinário retomará a discussão sobre o mapa de implementação da política e o Referencial Curricular Reorganizado. Também será abordada a centralidade do currículo na Coerência Pedagógica Sistêmica, com foco nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), na priorização de habilidades e no alinhamento com processos avaliativos.
Além disso, serão explicadas a lógica de um currículo estruturado por habilidades, conforme determinado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC); as relações entre evasão escolar e lacunas de aprendizagem; e a lógica da reorganização curricular com os processos avaliativos.
A formação faz parte do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, lançado pelo MEC em junho deste ano com o objetivo de oferecer apoio técnico e financeiro para os municípios, os estados e o Distrito Federal executarem ações e programas com foco na melhoria dos índices de aprendizagem da educação básica. A política foi construída de forma colaborativa pelo MEC com os entes nacionais, representados pelo Consed e pela Undime.
Programação – O primeiro webinário da série de formações sobre a recomposição das aprendizagens foi realizado em 16 de setembro e debateu o tema “Plano de ação: estratégias para implementação de recomposição de aprendizagens”.
O próximo está marcado para 1º de outubro e vai tratar de avaliação e mediações pedagógicas como estratégias de recomposição, visando discutir a retomada do mapa de implementação da política e de seus processos avaliativos, além de orientar a utilização pedagógica dos dados e resultados de avaliações como o Ideb.
Contexto – O Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens foi lançado após a constatação, por meio de pesquisas e dados oficiais, de que a pandemia de covid-19 agravou a defasagem de aprendizagem no Brasil, ampliando as desigualdades educacionais já existentes. Há décadas, o sistema não garante que todos os estudantes adquiram os conhecimentos e as habilidades necessárias para seu pleno desenvolvimento. A recomposição das aprendizagens se apresenta, então, como uma tarefa urgente e de longo prazo para lidar com o problema.
Fonte: MEC
Foto: Gaia Schüler/MEC