Undime participa de cerimônia de reconhecimento das escolas Ideb Nota 10
O governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), realizou nesta quarta-feira, 4 de setembro, um encontro com as 21 escolas que atingiram nota 10 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023 para o 5º ano do ensino fundamental. Secretários de Estado da Educação, Dirigentes Municipais de Educação, estudantes, pais, responsáveis e representantes das escolas que se destacaram foram recebidos pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
A Undime foi convidada para o encontro que aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília/DF, e estava representada pelo presidente nacional e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, Alessio Costa Lima.
Para o presidente da República, é necessário que todas as escolas do País conheçam as atividades e experiências desenvolvidas nas instituições com 10 pontos no Ideb, para que as boas práticas possam ser replicadas. “Agora, nós temos a tarefa de pegar o que acontece de fato dentro de uma escola como a de vocês, que motiva vocês a virarem nota 10, e o que acontece na escola de vocês nós precisamos garantir que aconteça em todas as escolas do Brasil”, disse.
Lula ainda afirmou que quanto menos estudo, menos possibilidade de vencer na vida, de viver uma vida melhor: “E o que vocês estão me trazendo aqui é um exemplo de que é possível a gente virar este País de ponta-cabeça e fazer da educação a coisa mais importante. Não há, na história da humanidade, nenhum país que se desenvolveu sem antes fazer investimentos na educação, por isso é que, quando tomamos posse, em 2023, eu proibi utilizar a palavra ‘gasto’ em educação”.
(Foto: Luis Fortes/MEC)
Já Camilo Santana destacou que o depoimento e as experiências de cada escola apresentados na cerimônia permitem que uns aprendam com os outros. “Fico muito feliz de receber aqui as 21 escolas que tiraram 10 no Ideb, que são todas do Nordeste brasileiro, de Alagoas, Pernambuco e do Ceará, mas nós queremos que todos os estados do Brasil tenham também escolas nota 10. Esse é um esforço de todos nós e para o qual estamos trabalhando”, ressaltou o ministro.
No encontro, representantes das escolas falaram sobre os desafios e as experiências exitosas para alcançar uma boa nota no Ideb. A Dirigente Municipal de Educação de Pires Ferreira/CE, Rosa Macedo, afirmou ser preciso que os educadores conheçam a realidade das crianças de perto, assim como de professores e colaboradores.
“O aluno não tem que estar só na escola. Você tem que conhecer ele na escola e após o muro da escola. A gente faz isso em Pires Ferreira, conhecemos cada aluno nosso, cada profissional, cada família, cada comunidade. Se a minha criança falta, eu vou buscar em casa, converso com a família, faço a busca ativa, contrato psicólogo, assistente social, mas eu vou buscar a minha criança”, contou.
Rosa ainda apontou a melhoria na vida dos alunos com a implantação do programa Escola em Tempo Integral. “Eu coloco uma turma em tempo integral e até a fisionomia da criança muda, porque ela é bem cuidada, ela toma banho, almoça, tem as quatro refeições necessárias, está aprendendo, sendo acompanhada, sendo vista, e isso é muito importante”, avaliou.
Já a diretora da Escola Teotônio Vilela de Alagoas, Andréa da Silva, representou os gestores e diretores de todas as escolas do estado que tiraram a nota máxima no Ideb. Segundo ela, essa foi a primeira vez que uma escola do campo está em destaque no Ideb e com uma nota tão boa. “Essa é uma experiência única nas nossas vidas”, disse a diretora, que começou a trabalhar como professora aos 19 anos de idade, na educação infantil.
Andréa da Silva apontou que na escola é realizado o projeto “Por um Ideb Melhor Somos Todos um Só”. “Esse projeto dá grandes resultados, porque são aplicados simulados padronizados mensalmente, não só no ano do Ideb. Nós vamos ter Ideb em 2025, mas o município já está fazendo em 2024. Além do simulado, nós temos as maratonas de aprendizagem. Todas essas ações sempre têm premiações para os alunos de destaque e os professores dos alunos”, contou.
Escolas – O estado do Ceará teve 15 escolas com o maior Ideb. Em seguida, está Alagoas, com cinco, e Pernambuco, com uma. Confira a relação das escolas:
– Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, Coreaú/CE
– Escola de Ensino Fundamental (EEF) João Evangelista da Cruz, Cruz/CE
– Escola Macario José de Farias, Cruz/CE
– Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Renascer, Itapiúna/CE
– Escola Antonia Ferreira dos Santos, Mucambo/CE
– Escola José Domingos de Alcantara, Mucambo/CE
– EEF Francisco Severiano Sousa, Novo Oriente/CE
– Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Francisco Ferreira Santiago, Pires Ferreira/CE
– EEMTI Alzira Maria de Araújo, Pires Ferreira/CE
– Escola Leonília Gomes Parente, Sobral/CE
– Escola Raimundo Santana, Sobral/CE
– Escola Mocinha Rodrigues, Sobral/CE
– Escola Antenor Naspolini, Sobral/CE
– Escola Antônio Custodio de Azevedo, Sobral/CE
– EEIEF Pedro Afrodisio Nogueira, Solonópole/CE
– Escola Municipal Manoel Leandro de Morais, Custódia/PE
– Escola de Educação Básica Vereador José Wilson Melo Nascimento, Coruripe/AL
– Escola Municipal de Educação Básica Professora Maria Rocha Santos Silva, Coruripe/AL
– Escola Municipal de Ensino Fundamental Integral Professora Marcia Neusilene da Trindade Batista, Teotônio Vilela/AL
– Escola Municipal de Educação Básica José Pereira de Andrade, Teotônio Vilela/AL
– Escola Municipal Dr. José de Medeiros Sarmento, União dos Palmares/AL
Os Dirigentes Municipais de Educação também prestigiaram o encontro. Para o presidente da Undime, Alessio Costa Lima, o trabalho desenvolvido por esses gestores também é motivo de celebração e reconhecimento.
Sobre o Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007, para monitorar o desempenho da educação no Brasil. Ele reúne, em um só indicador, os resultados de duas dimensões: o fluxo escolar (Indicador Taxa de Aprovação) e as médias de desempenho nas avaliações de larga escala. O índice é calculado a partir do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb.
No mesmo ano da criação do indicador (2007), foram pactuadas as metas pelo Compromisso Todos pela Educação (Decreto nº 6.094/2007), definidas para cada ente federado e unidade escolar de 2007 até 2021. O primeiro ciclo do Ideb se encerrou em 2021, com as seguintes metas: 6 para os anos iniciais do ensino fundamental, 5,5 para os anos finais e 5,5 para o ensino médio.
Em janeiro de 2024, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) instituiu um grupo técnico (GT), o GT Novo Ideb, com o objetivo de elaborar um estudo técnico para subsidiar o MEC na atualização do Índice e de novas metas para o Ideb.
Ao vivo
O encontro foi transmitido ao vivo pelo canal do MEC no Youtube e está disponível na íntegra. Confira:
Fonte: com informações do MEC