luckyjetparimatchpinuppin-upmostbet casinomostbetmosbet4a betpin-up1win sayti1win aposta1win aviatorparimatchlucky jet crashpin-upmostbet kzmosbet casino1win online1winmostbet casinopinup casino1win slotmostbet casino1win aviatorpin up casinomosbet indialucky jet casino1win kz1 winmostbet4r betmosbet casinomostbet casinomostbet kz4a betaviatorlucky jet online1 win azaviator1win gamesmostbet aviator loginlacky jetmostbet aviator login1winpin up kz1win casinopinuppin up india4rabet mirrorpin up bet1 win
Brasil

Começa a coleta da Pesquisa TIC Educação 2024 realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação

Realizada anualmente pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, sob os auspícios da UNESCO (Cetic.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br), a pesquisa TIC Educação chega na sua 15ª edição. O levantamento busca identificar o acesso, o uso e o desenvolvimento de habilidades relacionadas à utilização de computadores, de dispositivos móveis e da Internet em escolas brasileiras. O objetivo da pesquisa informar as políticas educacionais e a sociedade sobre as oportunidades, as desigualdades e os desafios à implementação de tais recursos digitais nos processos de ensino e de aprendizagem, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação.

A pesquisa conta com o apoio institucional do Ministério da Educação (MEC), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A realização da 15ª edição da TIC Educação, começou no dia 22 de agosto e deve se estender até dezembro de 2024. A coleta de dados é realizada por meio de questionários que incluem questões sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) na gestão escolar e nos processos de ensino e de aprendizagem, em atividades remotas, presenciais ou híbridas.

Em 2024, foram selecionadas de forma aleatória 1.402 escolas de Ensino Fundamental e Médio, localizadas em áreas rurais e urbanas, de todas as regiões do país. Em cada escola, são escolhidos por sorteio cinco estudantes de cada turma/nível de ensino da amostra, um professor que lecione para a turma, um coordenador e um diretor.

Como o estudo requer entrevistas junto à comunidade escolar, será solicitada, por meio das seccionais da Undime, a autorização dos Dirigentes Municipais de Educação para que os entrevistadores do instituto de pesquisa Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), encarregado da aplicação dos questionários, possam contatar as escolas sorteadas na amostra e realizar entrevistas presenciais com alunos, professores, coordenadores pedagógicos e diretores.

A recomendação é que a rede de ensino que tenha sido selecionada na amostra, informe as escolas sobre a realização das entrevistas e incentive a comunidade escolar a participar da coleta de dados. Todas as informações fornecidas são sigilosas, as respostas dadas pelos entrevistados não são divulgadas individualmente; nem a escola, nem os educadores e os estudantes serão identificados durante a coleta ou a disseminação dos resultados.

Para conhecer os resultados das coletas dos anos anteriores, acesse: http://cetic.br/pesquisa/educacao/indicadores  

Tire suas dúvidas também por meio do FAQ da pesquisa: https://cetic.br/pt/pesquisa/educacao/faq/

Fonte: Undime (com informações do Nic.br)

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram