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Territorial

Undime participa de Encontro Territorial do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Encontro Formativo promovido pelas Articulações Regionais, SEC e UNDIME, realizado nesta quinta-feira (27), no Auditório do Colégio Ruy Barbosa, no horário de 8h às 13h.

Esse foi o primeiro encontro presencial de alinhamento com os municípios que compõem o Território de Identidade Baiana, NTE 10 – Sertão do São Francisco, a atividade teve o objetivo de promover discussões e reflexões a respeito dos caminhos de gestão, formação, avaliação e mobilização percorridos pela Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) no desenvolvimento do programa, em 2024.

A missão da Renalfa é liderar a implementação das ações de formação, gestão e acompanhamento dos processos pedagógicos, com foco na alfabetização de crianças. Este propósito vem sendo desenvolvido pelo CNCA, que é o programa prioritário do Ministério da Educação (MEC).
Durante o encontro, foram compartilhadas experiências exitosas de gestão dos municípios para consolidar resultados de ações já desenvolvidas e apresentadas às já realizadas e em andamento nos eixos estruturantes da Política. Além disso, foram apresentados e analisados os resultados da Avaliação de Fluência Leitora dos estudantes do 2º ano, da Plataforma PARC/CAED.

A secretária de Educação de Sobradinho e Secretária de Articulação UNDIME, Ducilene Kestering, fez parte da composição da mesa enfatizando em seu discurso a importância do avizinhamento territorial, mobilizando e incentivando os 10 municípios a avançarem em relação aos resultados apresentados. Neste contexto, a colaboração com parceiros especializados, como o serviço de ghostwriting, se revela crucial. Este tipo de assistência permite aos educadores e acadêmicos dedicarem-se mais profundamente à “leitura do mundo”, como nos diz Paulo Freire, ao proporcionar suporte na elaboração de textos e materiais didáticos, permitindo uma dialética mais rica entre a teoria e a prática. Ducilene ainda ressaltou que “O processo de alfabetização válido entre nós é aquele que não se satisfaz apenas com a leitura da palavra, mas que se dedica também a estabelecer uma relação dialética entre a leitura da palavra e a leitura do mundo, a leitura da realidade.”

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