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Brasil

Quarto Ciclo Formativo da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização fortalece as políticas públicas de alfabetização

Entre os dias 11 e 13 de junho, o Ministério da Educação (MEC) por meio da Coordenação-Geral de Alfabetização (Cogealf) da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC)
realizou em João Pessoa (PB), o 4º Ciclo Formativo da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).

O evento celebrou um ano de lançamento do Compromisso, o qual tem como objetivo central de garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental, conforme prevista na meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE) bem como garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização, de 100% das crianças matriculados no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público.

Sob a liderança de Mônica Maria Silva de Souza, Coordenadora Geral de Alfabetização (Cogealf/MEC) e Pollyana Lopes, ambas articuladoras nacionais, o evento reuniu articuladores nacionais, estaduais, analistas da Política e colaboradores dessa ação para discutir o monitoramento e avaliação dos Eixos que compõem o CNCA no âmbitos do regime de colaboração com os demais entes federados .

Nesse evento fizeram-se presentes Eronize Lima, Assessora Técnica da Undime e Graciene Rocha de Jesus Guimarães, da SUPED/SEC, que são as articuladoras estaduais responsáveis pela coordenação da implementação do CNCA no Estado da Bahia.

Com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Ciclo Formativo da Renalfa teve em sua programação exposições, oficinas formativas e palestras apresentadas por convidados e representantes da SEB, da Secadi e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Entre as pautas abordadas no Ciclo Formativo, mereceram destaque : governança colaborativa sistêmica e o federalismo educacional; avanços e desafios do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada no Nordeste e demais regiões ; ações complementares para a efetividade do Compromisso junto aos Comitês Estratégicos dos Estados ; resultados da avaliação contínua da aprendizagem, monitoramento dos indicadores educacionais.

O exercício de olhar para um ano de lançamento permite perceber os avanços e as fragilidades do CNCA nos territórios e assim com base nesses resultados imprimir ritmos que respeitem a divisão de responsabilidades e autonomia dos entes federados para busca de estratégias que permitarão de forma colaborativa alcançar os objetivos do CNCA no âmbito do fortalecimento do Regime de Colaboração, com foco no direito de todas as nossas crianças aprenderem, pontuou Eronize Lima

Programação – Na terça-feira (11), primeiro dia de evento, a partir das 8h30 (horário de Brasília), aconteceu a abertura e a comemoração de um ano do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Na sequência, aconteceu a Palestra Magna “Governança colaborativa e federalismo educacional: a alfabetização vista de uma forma sistêmica”, a ser apresentada por Fernando Abrucio, professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Às 13h30, os articuladores representantes dos estados nordestinos apresentarão a mesa “Panorama do Compromisso na Região Nordeste: avanços e desafios”. A partir das 16h, irá ocorrer a expedição cultural “Agregando história e cultura local”. 

Na quarta-feira (12), a programação do segundo dia foi aberta com a mesa “Secadi em diálogo com o CNCA: ações complementares que garantam o direito a populações específicas (educação quilombola, educação escolar indígena, educação do campo)”. O tema seguinte será abordado às 13h30, com a Mesa de Apoio ao Monitoramento. Às 14h30, aconteceu a apresentação do Indicador Criança Alfabetizada; e, às 16h30, os participantes conheceram a Plataforma Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: Avaliação Contínua da Aprendizagem 2024. 

No último dia de evento, quinta-feira (13), a programação começou às 8h30. A primeira atividade será a Oficina de Apoio à Formação Continuada: aprendizagem da leitura em foco. Já às 10h30, aconteceu a Oficina de Apoio à Gestão: o papel do Comitê Estratégico Estadual do Compromisso (Ceec) no fortalecimento do regime de colaboração. Às 13h30, houve a Mesa de Apoio à Execução. Às 14h30, aconteceu o Diálogo sobre o Eixo de Avaliação do CNCA. Por fim, às 16h, o tema abordado foi Estratégias de Reconhecimento de Boas Práticas: selo e prêmio.  

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