Encontro Estadual da UNCME Bahia discute políticas educacionais, em Salvador
A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação da Bahia (UNCME-Bahia) está realizando seu 26° encontro estadual, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC). O evento foi iniciado nesta segunda-feira (20) e segue até quarta (22), em Salvador. A atividade reúne cerca de mil participantes, incluindo conselheiros e dirigentes municipais de Educação para discutir a temática central “Os conselhos de Educação e o fortalecimento das políticas educacionais para a Educação Básica: por uma nova educação, inclusiva, transformadora e com qualidade”. Na oportunidade, acontece também a posse simbólica da nova diretoria da UNCME-Bahia, eleita para o mandato de 2024 a 2027.
Realizado anualmente, o encontro tem como objetivo principal debater questões estruturantes relacionadas ao direito à educação nos municípios e definir pautas conjuntas para a melhoria da qualidade educacional no Estado. Presente na abertura, a secretária da Educação da Bahia, Rowenna Brito, reitera que o evento é uma oportunidade para o Governo do Estado reafirmar o compromisso de consolidar o conselho estadual e os conselhos municipais e garantir os direitos dos estudantes. “Nestes três dias, os participantes vão poder renovar suas baterias e voltar para suas cidades levando as orientações e os direcionamentos construídos aqui, neste espaço de debate. É preciso muitas mãos para construir a educação que acreditamos. E, no Governo da Bahia, acreditamos no seu poder transformador”, ressalta.
Articulação – Os encontros estaduais integram o calendário de eventos da UNCME nacional. Para o presidente nacional da entidade, Manoel Humberto Lima, a articulação com a SEC representa um marco. “Foi daqui da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira (IAT), que tivemos a primeira formação de conselheiros em todo o Nordeste, em plena pandemia. Então, é importante a discussão que fazemos das pautas estaduais, mas com o olhar voltado também para o que está sendo discutido nacionalmente, a exemplo da Política Municipal de Educação Integral, assim como o Sistema Municipal de Ensino. São pontos que fazemos questão de acompanhar e, a partir desses encontros, buscar possíveis soluções”, explica.
A coordenadora estadual reeleita da UNCME Bahia, Gilvânia Nascimento, acrescenta que o encontro é um momento de troca de experiências e conhecimentos para a construção de estratégias direcionadas aos desafios da Educação Básica. “A articulação com a SEC é muito importante para, juntos, trabalharmos nesse processo de fortalecimento da inclusão, da educação transformadora com qualidade social para todos os cidadãos baianos”, ressalta
Destaques – Além das sessões plenárias, o evento inclui mesas de debates. Destacam-se a Mesa de Debates II, nesta terça-feira (21), que abordará “Educar e Cuidar como compromissos da Educação Brasileira (década 2024/2034): acesso, permanência, busca ativa, alfabetização e sucesso escolar”, e a Mesa de Debates IV, que acontece no último dia do encontro, que discutirá “Educação Integral: diretrizes, compromissos e desafios para a formação integral na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio”. Participaram, ainda, da solenidade de abertura o presidente do Conselho estadual da Educação, Roberto Gondim; o presidente da UNDIME, Anderson Passos; o coordenador da Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEEBA), João Danilo Oliveira; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Rui Oliveira; o coordenador do CEDUC – Ministério Público da Bahia, Adriano Chaves; e o coordenador da Federação dos Trabalhadores em Educação (FTE), Waldir Silva.