luckyjetparimatchpinuppin-upmostbet casinomostbetmosbet4a betpin-up1win sayti1win aposta1win aviatorparimatchlucky jet crashpin-upmostbet kzmosbet casino1win online1winmostbet casinopinup casino1win slotmostbet casino1win aviatorpin up casinomosbet indialucky jet casino1win kz1 winmostbet4r betmosbet casinomostbet casinomostbet kz4a betaviatorlucky jet online1 win azaviator1win gamesmostbet aviator loginlacky jetmostbet aviator login1winpin up kz1win casinopinuppin up india4rabet mirrorpin up bet1 win
Brasil

MEC promove encontro de articuladores estaduais do Renalfa

O Ministério da Educação (MEC) promove, nos dias 13, 14 e 15 de março, o 3º Ciclo Formativo da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Parte da governança sistêmica do Compromisso, a rede visa colaborar para a formulação e garantia da implementação das políticas subnacionais do direito à alfabetização, em regime de colaboração interfederativa.  

A secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, em sua fala de abertura, reforçou que “a alfabetização é um direito das crianças, e o Compromisso é de todos nós”. Para ela, a alfabetização é “um processo que começa na barriga da mãe. Cuidar dessa mãe e garantir uma gravidez segura e saudável já é o início da alfabetização. Então, essa é uma política interseccional que passa pela educação, pela assistência social e pela saúde”. 

A partir de 2024, o foco dos mais de 7,1 mil bolsistas da Renalfa será viabilizar a implementação local das ações planejadas em regime de colaboração e a execução dos recursos repassados, garantindo a chegada do programa às redes municipais, escolas e salas de aula de todo o país. Dentre as ações previstas, estão o início dos cursos de formação continuada para professores e gestores escolares, a construção dos cantinhos de leitura e a disponibilização dos materiais de apoio para a alfabetização. Todas as estratégias do programa são desenhadas com o objetivo último de garantir a alfabetização de todas as crianças na idade esperada.  

Após a fala da secretária, a coordenadora-geral do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Clara Machado da Silva Alarcão, e o professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e membro da Comissão de Psicometria da Coordenação de Medidas da Educação Básica do Inep, Heliton Tavares, apresentaram perspectivas e desafios do Saeb. Junto ao MEC, o Inep vem viabilizando a parametrização das avaliações estaduais do 2º ano do ensino fundamental, de maneira que será possível acompanhar a aprendizagem das crianças de maneira anual e censitária. 

Durante a tarde, a coordenadora-geral de Monitoramento e Avaliação do MEC, Janaína Ma, liderou a oficina de elaboração do plano de acompanhamento e monitoramento da política de alfabetização em cada território. Além disso, puderam se apresentar para a rede os cinco novos analistas do MEC para apoio à implementação do Compromisso em cada uma das macrorregiões. Esses profissionais atuarão como um elo entre a política territorial de alfabetização e o Compromisso, oferecendo apoio técnico e contribuindo para o monitoramento das ações planejadas para cada eixo da política.  

Programação – A manhã de quinta-feira (14) será dedicada às oficinas temáticas. A primeira, com o tema “Conceitos essenciais para formação continuada em alfabetização: gestão e docência em foco”, será conduzida pelo diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação, Lourival Martins. O foco é orientar as redes em relação às características imprescindíveis para uma formação de qualidade no âmbito do programa. Depois, haverá a “Apresentação dos resultados do PAR CNCA em 2023 e perspectivas para 2024”, liderada pelo coordenador-geral de Apoio às Redes de Educação Básica, João César Neto. Por fim, a chefe de divisão de Programas Especiais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Maria Angélica Floriano Pedrosa, coordenará a oficina “Como solicitar desembolso para materiais e formação?”.  

Pela tarde, a equipe da Coordenação-Geral de Alfabetização realizará oficinas sobre gestão e governança, com mesas temáticas por região do País. 

O último dia, sexta-feira (15), vai começar com uma apresentação, por região, dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas do dia anterior e dos principais desafios para 2024. A coordenadora-geral de Alfabetização, Mônica de Souza, conduzirá o momento voltado para planejamentos e avaliações, que finalizará o encontro. 

Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – Por meio do Compromisso, já foram investidos mais de R$ 361 milhões em apoio à oferta de formação continuada e R$ 218 milhões para a disponibilização de materiais via Programa de Ações Articuladas (PAR), destinados a mais de 96% das redes de educação do Brasil. Além disso, já há mais de R$ 156 milhões voltados à construção de 126 mil Cantinhos da Leitura, em mais de 38 mil escolas país afora. Na educação infantil, foram investidos R$ 93 milhões para a formação de professores da etapa. 

 Por: Ministério da Educação (MEC)Link: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/marco/mec-promove-encontro-de-articuladores-estaduais-do-renalfa

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram