Rede Municipal de Jequié no Médio Rio das Contas, avalia o ano letivo de 2023 e projeta 2024
Começou nesta quarta-feira (13) e segue até sexta-feira (15), a Pré-Jornada Pedagógica da Rede Pública Municipal de Jequié no Território Médio Rio de Contas e a Web TV Undime acompanhou de perto o primeiro dia do encontro, que contou com a presença de Eronize Lima, Assessora Técnica da Undime Seccional Bahia.
Para Josué Leite, Diretor de Departamento, as 97 escolas da rede pública municipal, a educação de Jequié é pensada por meio do planejamento escolar de todo sistema municipal de ensino, em três momentos que se complementam, com a realização das pré-jornadas escolares nas ACs – Atividades Complementares, com a participação dos professores que avaliam o ano que se finda e elencam as prioridades para o ano seguinte. Neste momento estamos com a pré-jornada, recebendo os Coordenadores Pedagógicos e Gestores Escolares, onde refletimos tudo o que foi coletado em cada escola e à partir daí, propor a jornada pedagógica, que é um retorno daquilo que foi priorizado para o ano seguinte.
Eronize Lima, Assessora Técnica da Undime Bahia, lembra que esse movimento deve servir de inspiração para as demais redes. Esse compromisso que Jequié nos apresenta, é fundamental para ampliarmos a reflexão sobre o pensamento de que um planejamento precisa e deve ser fruto da escuta e o que vimos aqui hoje, nos inspira e ratificamos que não há modelo pronto, todavia, o diálogo precisa ser o princípio de toda ação educativa.
Nesta segunda etapa do nosso planejamento para o ano de 2024, nos indica quais foram os pontos que deram certo e o que precisamos realinhar e somado a isso, precisamos refletir sobre algumas possibilidades e perspectivas que estão surgindo, como a ampliação do atendimento escolar de tempo integral, o fortalecimento da gestão democrática, por meio do processo seletivo em uma rede que tem quase 20 mil estudantes e se não tivéssemos essa rede de apoio, interna que são os nossos colaboradores e no caso externo da Undime, certamente, teríamos muito mais dificuldade, destaca a DME – Dirigente Municipal de Educação, Elvia Sampaio de Sampaio.
Cynara Pereira Cabral, Coordenadora Pedagógica, ressalta que o movimento implantado em Jequié é muito interessante, pois a escuta é ampla, com as visões do educador que está na ponta, proporcionando assim um olhar total e específico e com a fala de Eronize aqui hoje, reforça para nós a necessidade de incluir de fato nossos estudantes nesse processo, entendendo que a humanização é essencial.
Em 2022 quando começamos a diminuir a pandemia, pudemos a partir destes encontros, ter um olhar diferente, onde a secretaria tem nos oportunizado a olhar para nós mesmos e para o nosso fazer, sempre atento a comunidade e para os nossos pontos de apoio, enfatiza Cristiano Silva Santos, Gestor Escolar.
Para toda ação pedagógica, demanda de investimento financeiro. Temos diversas ações nas nossas escolas, atividades educacionais que fortalecem os vínculos e possibilitam maiores oportunidades de aprendizagens e se não tivermos um planejamento financeiro capaz de entender e atentar a todas estas demandas, com certeza não teremos o êxito destas ações, lembra ||Caio Ribeiro, Coordenador Administrativo da Secretaria Municipal de Educação.