Presidente da Undime participa do ‘Educação é da Nossa Conta – Na Estrada’ em Itabuna no Litoral Sul
A segunda edição itinerante do projeto ‘Educação é da Nossa Conta – Na Estrada’, iniciativa que visa o aperfeiçoamento da execução das políticas públicas educacionais foi realizada em Itabuna, no Litoral Sul, nesta quinta-feira (14) e o Presidente da Undime Bahia, Anderson Passos, DME de Aratuípe, esteve presente.
Nesta segunda edição foram ofertados 12 minicursos, sendo seis por turno, sobre os desafios e caminhos para melhoria da educação no estado da Bahia. O projeto é uma iniciativa dos Tribunais de Contas do Estado da Bahia (TCE) e do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), em conjunto com o MP da Bahia, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, dos Ministérios Públicos de Contas; do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Secretaria Estadual de Educação e apoio da Undime Bahia.
Os minicursos abordaram temas como enfrentamento ao racismo e abuso sexual infantil; direitos humanos e a construção de sentidos sociais para gestão e construção de políticas públicas; financiamento da educação e o Fundeb permamente; e controle social e participação na fiscalização da educação, dentre outros. O evento visa proporcionar a formação e a troca experiências entre instituições públicas, autoridades municipais e a população. Estarão presentes representantes dos Municípios de Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacã, Canavieiras, Coaraci, Firmino Alves, Floresta Azul, Ibicaraí, Ibicuí, Iguaí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Itororó, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Una e Uruçuca.
Entre os instrutores esteve a pedagoga do MP, Iracema dos Santos Lemos, que é doutora em planejamento territorial e desenvolvimento social pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal). Além das capacitações, um servidor do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estará à disposição durante todo o evento para atendimento técnico sobre obras, Plano de Ações Articuladas (PAR) e prestação de contas.
Com informações do MP Bahia