Ministério da Educação promove seminário de formação para Renalfa
OMinistério da Educação (MEC) promoverá, entre os dias 21 e 24 de novembro, em Curitiba (PR), o 2º Seminário do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, para formação da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa). O evento faz parte do processo formativo dos articuladores da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) e tem como objetivo a troca de ideias, além da formulação e do alinhamento de estratégias para impulsionar o alcance das metas propostas pelo Compromisso, que moldarão o presente e o futuro da alfabetização no Brasil.
O Seminário é organizado pela Coordenação-Geral de Alfabetização (Cogealf) da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o Conselho Nacional de Secretários de Educação de Capitais (Consec) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Durante os dias do Seminário, os participantes terão a oportunidade de receber orientações, compartilhar experiências e participar de oficinas. Além disso, marcarão presença no evento autoridades das diretorias da SEB/MEC, como o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Alexsandro do Nascimento Santos.
A abertura solene será realizada no dia 21 de novembro, das 9h às 12h, pela Secretaria Municipal de Educação do Paraná. Em seguida, haverá a palestra magna do professor Ângelo Ricardo de Souza, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), sobre o tema “A importância do regime de colaboração das políticas educacionais”. O evento ocorrerá no Salão Barigui, do Complexo IMAP, no Parque Municipal Barigui, situado no Bairro Santo Inácio, em Curitiba (PR).
Criança Alfabetizada – O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado pelo governo federal em 12 de junho deste ano, tem como objetivo, por meio da colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do País. A meta é assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental. Adicionalmente, a política busca a recomposição das aprendizagens, com enfoque na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, afetadas pela pandemia.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB