Inep estende prazo para preenchimento de questionários do Saeb 2023
O período para que os secretários de Educação, diretores escolares e professores respondam aos questionários eletrônicos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023 se estenderá até o dia 30 de novembro – o prazo se encerraria nesta sexta-feira (17). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplica os questionários para apurar uma série de informações relacionadas à qualidade da educação.
Nesse sentido, são contemplados aspectos como atendimento escolar; ensino e aprendizagem; investimento; profissionais da educação; gestão; equidade; cidadania, direitos humanos e valores praticados. O Inep disponibilizou, recentemente, um tutorial para auxiliar no preenchimento dos questionários.
Nesta quinta-feira (16), a Undime enviou carta ao presidente do Inep, Manuel Palacios, solicitando a prorrogação do prazo para preenchimento dos questionários. A solicitação partiu do fato de que a instituição tem recebido relatos de municípios que não estão conseguindo preencher os questionários relacionados ao Saeb, cujo prazo se encerraria nesta sexta (17).
De acordo com o Inep, a orientação é que caso seu município não tenha recebido o e-mail para preenchimento do questionário do Saeb 2023, a recomendação é entrar em contato pelo endereço eletrônico: [email protected]
Testes cognitivos – O período de aplicação das provas presenciais termina, como previsto, nesta sexta-feira (17). A operação reversa dos testes cognitivos (logística de retorno dos testes para que sejam corrigidos) ocorre, desde a última semana, em diversas regiões do país. O Saeb é aplicado em todas as unidades da Federação. A estimativa é de que mais de 8,4 milhões de alunos, 384.337 turmas e 190.160 escolas participem desta edição.
Saeb – Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências.
Entre outros aspectos, também possibilita a compreensão sobre as condições de acesso à escola e de permanência nela, além de avaliar o quão eficiente é o ensino. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar.
Fonte: Inep com adaptações