luckyjetparimatchpinuppin-upmostbet casinomostbetmosbet4a betpin-up1win sayti1win aposta1win aviatorparimatchlucky jet crashpin-upmostbet kzmosbet casino1win online1winmostbet casinopinup casino1win slotmostbet casino1win aviatorpin up casinomosbet indialucky jet casino1win kz1 winmostbet4r betmosbet casinomostbet casinomostbet kz4a betaviatorlucky jet online1 win azaviator1win gamesmostbet aviator loginlacky jetmostbet aviator login1winpin up kz1win casinopinuppin up india4rabet mirrorpin up bet1 win
Bahia

No Dia Mundial da Alfabetização, Presidente da Undime Bahia lembra dos desafios das redes municipais

Apenas 4 em cada 10 crianças do 2º ano do ensino fundamental estavam alfabetizadas no país em 2021. É o que mostram os resultados inéditos da pesquisa Alfabetiza Brasil, do Ministério da Educação (MEC).

Um levantamento recente mostrou ainda uma queda na porcentagem de alfabetização infantil em comparação com 2019, quando mais de 6 crianças em cada 10 eram consideradas alfabetizadas.

Em meio a tantos desafios, o Presidente da Undime Bahia, Anderson Passos, DME de Aratuípe no Baixo Sul, destaca a importância das redes públicas municipais manterem o foco na porta de entrada na Educação Básica.

Anderson lembra que a meta 5 do PNE – Plano Nacional de Educação, estabelece que o Brasil deverá alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o fim do 3º ano do ensino fundamental, o que não aconteceu, indicando que os desafios se sucedem para o próximo plano decenal que deve ser aprovado no ano de 20024.

De acordo com o monitoramento do PNE, no que se refere a Meta 5, em relação à proficiência em língua portuguesa, resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019 apontaram que 40% dos estudantes estavam na média da escala (5 e 6). Outros 15% estavam nos níveis mais elevados (7 e 8) e 11% nos níveis mais elementares (1 e 2). Ainda, 4,6% situaram-se abaixo do nível 1. Já nos conhecimentos matemáticos, 33% dos estudantes estavam nos níveis 5 e 6, 17% nos níveis 7 e 8, 13% nos níveis 1 e 2 e 2,8% abaixo do nível 1. O baixo índice indica que esses alunos provavelmente não dominam nenhuma das habilidades mensuradas pela avaliação.

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram