Lançamento da Coleção Pedagógica Asé-Toré e da Biblioteca Virtual Asé-Toré/IFBA em Salvador
Nesta segunda-feira (04) acontece no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, o Lançamento Oficial da Coleção Pedagógica e da Biblioteca Virtual do Programa Asé-Toré no Auditório 2 de Julho, na Reitoria do IFBA, situada na Avenida Araújo Pinho, nº.39, em Salvador-BA, no formato híbrido.
Anderson Passos, DME de Aratuípe no Baixo Sul, Presidente da Undime Bahia e Secretário da Undime Nacional, participa da mesa de abertura representando o Presidente Alessio Costa.
Na língua iorubá, a palavra “Asé” significa poder, energia ou força presentes em cada ser ou em cada coisa, que nas religiões afro-brasileiras representa a energia sagrada dos orixás. “Toré”, por sua vez, é uma expressão espiritual-religiosa de grande importância para os povos indígenas. “Dentro e fora do contexto religioso, Axé é uma saudação utilizada para desejar votos de felicidade e boas energias. Já o Toré é canto, dança, oração do ritual dos povos indígenas Pataxó e de alguns grupos étnicos do Nordeste e momentos como este nos fortalecem, ressalta Anderson.
O Programa Asé-Toré envolve a Coleção Pedagógica, Biblioteca Virtual e Eventos de formação sobre a temática étnico-racial. É uma iniciativa da Diretoria Sistêmica de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis – DPAAE voltado à formação de gestoras(es), professoras(es), técnicas(os) administrativas(os), estudantes e comunidade em geral na área da Educação das Relações Étnico-Raciais e enfrentamento ao racismo na educação.
A Coleção Pedagógica Asé-Toré soma um conjunto de 15 Cadernos Temáticos publicados em formato E-book sobre Educação das Relações Étnico-Raciais enfatizando a importância social, cultural, econômica e política dos Povos Indígenas, dos Africanos e da População Negra no Brasil. Os Cadernos Temáticos foram produzidos por pesquisadoras/es na maioria indígenas e negros/as, com destaque para as mulheres negras.
A coleção será depositada para consulta na Biblioteca Virtual Temática Asé-Toré, que também será lançada na ocasião, e terá livre acesso ao público. A Coleção e Biblioteca Virtual Asé-Toré são um marco importante no cumprimento da legislação nacional às normativas que tratam da educação das relações étnico-raciais, também representa os esforços institucionais de contribuir com a formulação de um material didático, fundamentado numa perspectiva de valorização da educação das relações étnico-raciais, da diversidade étnico-racial na educação, no enfrentamento ao racismo institucional, na valorização das ações afirmativas para a população negra e povos indígenas.
Os autores trazem nos Cadernos uma metodologia inovadora de trabalho baseada em aspectos da cosmovisão de mundo africana e indígena, enfatizando o trabalho coletivo, valorizando as lutas sociais, a produção de autoras(es); negras(os) e indígenas, considerando suas vivências e experiências na forma e formato dos conteúdos e imagens.
A escolha do nome “Asé-Toré” considera a junção das palavras “Asé” (na língua iorubá, significa poder, energia ou força) e “Toré” (expressão espiritual-religiosa para os povos indígenas, significa o resgate da força coletiva e energia vital da ancestralidade), então finalizo com Asé-Toré para todos(as).