O papel do educador na redução de impactos ambientais conduz o diálogo do 19º Fórum Nacional da Undime
Propondo uma reflexão acerca da “Educação que queremos para os nossos municípios” e “as pessoas que vamos deixar”, a palestrante Giseli Dalla-Nora, professora Adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e líder do Grupo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade – GECA e pesquisadora do GPEA inicia sua fala no 19º Fórum Nacional da Undime, nesta segunda (7), em Cuiabá/MT.
A palestrante deu sentido aos questionamentos enfatizando o quanto a educação pode contribuir e fazer a diferença pelo ambiente natural, construindo ações em conjunto com a comunidade escolar. “Esse é um assunto que perpassa todas as áreas do conhecimento, então precisamos entender a importância de se discutir a educação ambiental na sensibilização da cidadania”, destaca Dalla-Nora como compromisso que deve iniciar na ponta da educação. Segundo a professora, é nesse ambiente, de construção do sujeito, que a mudança acontece, pois somos agentes com escolha decisiva nessa construção.
Os participantes foram levados a pensar sobre questões ambientais como incêndios florestais, quantidade de água, recuperação de áreas, nascentes, entre outros aspectos sobre a perspectiva de lançar um olhar “Por uma educação ecossustentável”, tema da palestra que tem foco emergencial.
“É preciso valorizar o espaço dos educadores, pra que eles identifiquem de que forma podem contribuir nessa sensibilização dentro do município”, explica a palestrante, que transcorreu a geografia, trazendo para o Fórum a realidade global e o princípio da educação ambiental para a educação climática, que é uma proposta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden.
Seguindo a linha, Eduardo Carvalho, autor da Coleção Educação Climática com a Turma do Pererê, reforçou a questão climática como um pedido dos estudantes, que veem no conhecimento uma forma de mudança de hábitos. “Essa geração quer agir, mas precisam entender as ferramentas pra fazer isso, e, uma delas, é a educação climática e humanização das mensagens, de como a gente pode se engajar por soluções globais”.
Nesse cenário, se deu a Coleção Educação Climática com a Turma do Pererê, um dos primeiros projetos do Brasil voltados a educação climática para o ensino fundamental, que unifica cultura e ciência. “Esse projeto é voltado aos estudantes e, também, aos professores, pra que entendam o contexto nacional, remetam às suas realidades e ponham a mão na massa”, destaca o autor.
A conferência contou com a mediação de Claudia Seabra, Dirigente Municipal de Educação de Castanhal/PA e presidente da Undime Pará, que ressaltou a importância das discussões na educação como indutor de políticas públicas. “A Undime acertando mais uma vez, trazendo um tema importantíssimo para nós educadores, que precisamos implementar as políticas nas redes municipais e, isso só é possível com apoio federal, estadual, e de nós, Dirigentes Municipais, que buscamos o melhor para a educação”.
A programação dá sequência com o balanço de gestão 2021/2023 da Undime e Reconhecimento do Conviva, no auditório do Centro de Eventos do Pantanal, com a presença de Dirigentes Municipais de Educação, técnicos e convidados.
19º Fórum Nacional da Undime
Data: 6 a 9 de agosto de 2023
Local: Centro de Eventos do Pantanal – Cuiabá/MT
Informações: https://forumnacional.undime.org.br/
Fonte/Fotos: Undime