Secretaria de Educação do Estado e Undime debatem Política de alfabetização no Estado
Na tarde desta quarta-feira (02), os representantes da Undime Bahia, por meio do seu Presidente, o DME de Aratuípe no Baixo Sul, Anderson Passos e da Assessora Técnica, Eronize Lima de Teofilândia, se reuniram com a SUPED, Superintendente de Políticas para Educação Básica do Estado da Bahia, contando com as presenças da Superintendente, Rosilene Vila Nova Cavalcante e Graciene Guimarães, que integra o quadro da SEC, Secretaria da Educação do Estado.
O encontro foi pautado nas devolutivas e encaminhamentos do 1° Ciclo Formativo da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização, Renalfa, aconteceu em Brasília, entre os dias 25 e 27 de julho. >>>>> Confira
Sobre a Adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada no Estado , 99% dos municípios do estado, concluíram a adesão e a próxima etapa desta ação é quantificar os municípios que aderiram ao Compromisso e como eles fizeram e ou estão fazendo o diagnóstico de suas redes, destaca a a Superintendente da SUPED, Rosilene Vila Nova Cavalcante.
O Diagnóstico de Redes está estruturado a partir dos cinco eixos propostos no Compromisso: gestão e governança; formação; infraestrutura física e pedagógica; sistema de avaliação; e reconhecimento de boas práticas. Esse diagnóstico objetiva possibilitar que o Ministério da Educação (MEC) possa conhecer as principais ações desenvolvidas pelos entes subnacionais, em busca da garantia do direito à alfabetização das crianças, cujo prazo inicial de encaminhamento do diagnóstico foi o dia 31 de julho.
De acordo com o professor Anderson Passos, Presidente da Undime Bahia, esse prazo foi prorrogado até o dia 14 de agosto e a mobilização feita pela Undime em todo o Estado nos trouxe como saldo positivo onde dos 417 municípios, 374 (89,9) finalizaram seu diagnóstico; 10 (2,4%) está em andamento e 33 (7,7%) não iniciado, por isso seguimos em mobilização, destaca.