Confira como foi o Encontro Territorial Metropolitano de Dirigentes Municipais de Educação em Camaçari
Camaçari sediou, nesta terça-feira (1°/8), o 2º Encontro Territorial Metropolitano de Dirigentes Municipais de Educação, evento articulado pela diretora do território metropolitano da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-BA) e secretária de Educação de Camaçari, Neurilene Martins. As discussões versaram sobre ações prioritárias de monitoramento e promoção das aprendizagens, com foco no Índice de Melhoria da Educação (IMED) e seus impactos na mediação de recursos e políticas de incentivo à qualificação do ensino público.
Além de representações de Camaçari, o evento reuniu secretários de educação dos municípios de São Sebastião do Passé, Lauro de Freitas, Simões Filho, Mata de São João, Pojuca, Dias d’Ávila, Madre de Deus e São Francisco do Conde, bem como o presidente da Undime-BA, Anderson Passos, e membros da comissão da IMEB, representando a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC). A secretária Neurilene, anfitriã do evento, deu as boas-vindas aos participantes. “É com muita alegria que recebemos essas lideranças da Educação para discutir questões relativas à avaliação dos nossos estudantes, principalmente na etapa da alfabetização. Momentos como esse fortalecem a inteligência colaborativa e nos faz avançar juntos”, afirmou a secretária Neurilene.
O presidente da Undime-BA, Anderson Passos, referendou as palavras da secretária Neurilene, destacando a importância de uma articulação coletiva em prol da melhoria constante da educação pública nesse território e na Bahia como um todo. “Estamos aqui, juntos, reavivando nossa esperança, levantando a bandeira da educação. Poder compartilhar nossos desafios e buscar soluções conjuntamente é agregador”, avaliou.
Os momentos iniciais do encontro territorial foram dedicados à reflexões sobre formação leitora, a partir da palestra do escritor e historiador Diego Copque, autor da obra A Presença do Recôncavo Norte da Bahia na Consolidação da Independência do Brasil. “É uma grande satisfação discutir reparação histórica, na perspectiva do reconhecimento da participação de Camaçari e outros municípios da região no contexto das lutas que resultaram na Independência do Brasil. É um passo importante na direção de termos esse conteúdo presente nas escolas”, comentou.
Um dos pontos altos da programação foi a apresentação de informações sobre o IMED, por representantes da SEC, quando a palestrante Maria Cristina Carvalho e demais componentes da equipe trataram da Lei Complementar 53/2022. “Nosso propósito aqui é trazer informações sobre o Índice de Melhoria da Educação (IMED), que passa a considerar os índices de aprendizagens dos municípios no direcionamento dos recursos oriundos do Índice de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)”, explicou, acrescentando que o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE) é uma forma de mensurar esse índice.
Os secretários fizeram uma avaliação positiva do encontro, a exemplo da secretária de Educação de São Francisco do Conde, Ana Lúcia Brito. “É sempre muito bom quando nos reunimos para discutir temáticas relacionadas aos nossos desafios enquanto dirigentes de educação. Essa troca de experiência nos permite evoluir, oportuniza acesso a muitas novidades e a união de forças para encontrar soluções para problemas em comum. Nesse encontro não foi diferente, saímos fortalecidos enquanto rede para atual na oferta de uma educação pública cada vez mais qualificada”, declarou.
Fonte: Wesley Sobradinho – Ascom / SEC – Camaçari