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BahiaBrasil

Presidente da Undime e Diretora Undime Recôncavo tomam posse nas Comissões CADARA e CONEEQ em Brasília

Nesta terça-feira (11), Anderson Passos, DME de Aratuípe no Baixo Sul e Presidente da Seccional Bahia, juntamente com Fernanda Carvalho, DME de Castro Alves e Diretora Undime no Recôncavo, tomam posse em Brasília como membros das Comissões CADARA (Comissão Nacional para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana) e CONEEQ (Comissão Nacional de Educação Escolar Quilombola).

A solenidade acontece durante a 1ª Reunião Ordinária das supracitadas Comissões, onde também será conduzida a reunião técnica para discutir o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura.

Além destas Comissões, o Ministério da Educação, formalizou junto a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) outras sete comissões, sendo nove no total, para assessorar a equipe técnica nas políticas educacionais da área. As novas comissões foram instituídas nesta quinta-feira, 25 de maio, por meio da publicação de portarias no Diário Oficial da União. As nove comissões serão compostas por representantes do governo e da sociedade civil reconhecidos pelo trabalho na área da Educação.  

A maior parte das comissões já existia e estava em funcionamento até 2019, quando o Decreto nº 9.759/2019 extinguiu as instâncias de participação da sociedade civil. O retorno das comissões da Secadi é também o retorno do diálogo e da construção coletiva, marca da atual gestão

As comissões estão diretamente relacionadas às políticas educacionais pelas quais são responsáveis. São elas:   

  1. Comissão Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (CNEEPEI); 
  1. Comissão Nacional de Educação Bilíngue de Surdos (CNEBS);  
  1. Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena (CNEEI);  
  1. Comissão Nacional de Políticas Educacionais de Direitos Humanos (CNPEDH); 
  1. Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA); 
  1. Comissão Nacional de Educação Escolar Quilombola (CONEEQ); 
  1. Comissão Nacional para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Cadara); 
  1. Comissão Nacional de Políticas Educacionais para as Juventudes; 
  1. Comissão Nacional de Educação do Campo (Conec). 

As portarias trazem aspectos relativos à composição de cada comissão, que deve buscar a paridade de gênero, o percentual de, no mínimo, 20% dos seus membros de pessoas autodeclaradas pretas e pardas e a representação das cinco regiões do País. A participação nas atividades das comissões é considerada função relevante e não tem remuneração.   

As comissões também podem instituir grupos de trabalho de natureza temporária e consultiva para contribuições específicas relacionadas à implementação, avaliação ou monitoramento das políticas públicas da sua área de atuação.  

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