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Territorial

Devolutivas do SABE nos 27 Territórios de Identidade da Bahia é fruto da Agenda Colaborativa com participação da Undime

Acontece nos 27 Territórios de Identidade da Bahia ao logo desse mês ,o dialogo sobre as devolutivas pedagógicas dos resultados da avaliação externa vinculada ao SABE (Sistema de Avaliação Baiano de Educação) e a UNDIME/BA participa destes momentos de debate e reflexão com vistas ao monitoramento dos indicadores pedagógicos que subsidiarão a reelaboração das políticas públicas educacionais nas esferas municipais e estadual a partir dos indicadores levantados .

Eronize Lima, Assessora Técnica da UNDIME/BA, que na oportunidade também representou o município de Teofilândia, esteve em Serrinha na quarta-feira (24) no encontro do Território 04 e na oportunidade ratificou a importância do momento para o alinhamento das redes e consequentemente da melhoria dos indicadores da educação pública baiana.

Todo esse movimento é fruto de uma Agenda Colaborativa permanente onde a Undime tem estabelecido desde o início do ano, com rodas de conversas com representantes da Secretaria da Educação do Estado, indicando o que é caro aos municípios de modo que este momento avaliativo, saia do campo do diagnóstico e se materialize em proposições culminando em uma política de estado, com ações colaborativas capazes de minimizar nossos desafios pós pandemia e dos nossos estudantes no que confere a garantia de aprender e se desenvolver como sujeitos de direitos , destaca Eronize.

Analene Ferreira da Silva, Diretora do NTE, recepcionou Técnicos das Secretarias Municipais e a formadora da COPE, Maura Miranda , referendando a parceria necessária entre Estado e Município e estes entre si para articular melhorias na aprendizagem dos alunos do nosso Território. Pauta prioritária para a nossa governança estadual.

O Termo de Cooperação Técnica foi a medida adotada para realizar uma avaliação em larga escala para os estudantes da educação básica das redes municipais do Estado da Bahia que manifestarem interesse. A ação se justifica devido a importância que a obtenção de informações sobre as aprendizagens dos estudantes possibilita evidenciar as condições das ações implementadas para o fortalecimento do processo de ensino e de aprendizagem, com o monitoramento das taxas de aprovação e redução a taxa de abandono escolar, de modo a assegurar aos estudantes a continuidade dos estudos na idade adequada.

Por meio da Cooperação Técnica, a Secretaria da Educação – SEC e as Secretarias dos Municípios assumem o compromisso de usar os resultados da Avaliação Somativa do SABE para implementar sistematicamente atividades voltadas para o atendimento das estratégias 2.1, 2.2, 2.3, 7.6, 7.7, 7.8 e 7.9 das Metas 2 e 7 do Plano Estadual de Educação (PEE), Lei Estadual nº 13.559 de 11 de maio de 2016, assim como nas metas correspondentes do PME de cada munícipio.

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