Assessora Técnica da Undime Bahia participa do Workshop Presencial do Programa Aprender Valor
O Banco Central do Brasil (BC) em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAE d/UFJF), realizou em Brasília Workshop Presencial do Programa Aprender Valor com representantes das seccionais da Undime e das Secretarias de Educação dos 26 estados do Brasil com o objetivo de apresentar o Programa Aprender Valor (Ciclo 2023) e o impacto do programa nos últimos anos, assim como fomentar a mobilização das escolas públicas das redes estaduais e municipais do Ensino Fundamental.
O Aprender Valor, conta com recursos financeiros do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e tem o princípio de levar a educação financeira e o consumo consciente as etapas do Ensino Fundamental, de forma transversal e integrada à Matemática, à Língua Portuguesa e às Ciências Humanas.
Estiveram representando o Estado da Bahia as Coordenadoras do programa Eronize Lima, Assessora Técnica da Undime e Nájila Lopes, Assessora Técnica da Superintendência de Políticas para Educação Básica (SUPED)/Secretaria da Educação do Estado.
Segundo Eronize Lima o evento foi muito proveitoso e integrador, onde a proposta do Programa tem consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dialoga com a orientação já feitas pelas redes de ensino de trabalhar a Educação financeira na transversalidade, por meio de projetos escolares, que integram a Educação Financeira aos componentes curriculares.
Dentro do arranjo da proposta os componentes que o programa irá privilegiar será Língua Portugesa, Matemática e também Geografia. Além de exemplaridades de propostas pedagógicas contextualizadas para o trabalho com educação financeira na etapa do Ensino Fundamental o programa prevê formações para professores e gestores das unidades escolares.
Para Nájila Lopes, o evento além de promover uma discussão crítica dos impactos da curricularização da educação financeira no âmbito estadual das redes públicas, constitui em mais uma das estratégicas de contribuição para o ensino e aprendizagem com foco no protagonismo das juventudes assim como contribui qualificando cada vez mais a formação de professores.