Plataforma de Avaliação e Monitoramento da Educação Básica
A partir de 2019, gestores e professores da rede estadual da Bahia podem contar com uma nova plataforma de avaliação e monitoramento para os resultados da Avaliação Somativa do Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE). Além de conferir o desempenho alcançado pelos estudantes na Avaliação Somativa do SABE, a plataforma conta com um ambiente virtual de aprendizagem, voltado para o desenvolvimento profissional desses atores educacionais e com um conjunto de outros indicadores de condições de oferta da educação.
Na parte pública da plataforma, é possível encontrar as coleções de publicação dos resultados, as matrizes de referência utilizadas para a avaliação, os padrões de desempenho estabelecidos para o programa etc. Para ter acesso ao ambiente restrito, é necessário possuir um login e uma senha, de acordo com as orientações da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
Algumas novidades da plataforma
Com o objetivo de contribuir com os agentes educacionais na análise e na compreensão do contexto escolar, sob a ótica da garantia do direito à educação de modo mais abrangente, além dos indicadores de desempenho estudantil, extraídos da Avaliação Somativa do SABE, o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) desenvolveu a referida plataforma, agregando outros indicadores que trazem inúmeras evidências a respeito da oferta e da qualidade da educação. Considerados em conjunto, esses indicadores produzem um retrato mais fidedigno sobre o sistema educacional.
Consciente de que a simples produção e disponibilização de dados educacionais não é suficiente para a construção de um diagnóstico e de uma compreensão sobre os problemas enfrentados pela escola, a plataforma de avaliação e monitoramento disponibiliza também um ambiente de aprendizagem. Organizado em módulos, esse ambiente dispõe de um conjunto de aulas, recursos e objetos de aprendizagem voltado para o desenvolvimento profissional dos gestores e professores. Dessa forma, os usuários percorrem um itinerário formativo, cuja estrutura propõe algumas reflexões e análises sobre os indicadores apresentados, as áreas do conhecimento avaliadas, possíveis estratégias de ensino, de acordo com cada área etc.
Acesse a página e confira: https://avaliacaoemonitoramentobahia.caeddigital.net/#!/pagina-inicial