Campanha volta às aulas da Busca Ativa Escolar, onde ninguém pode ficar de fora
A proximidade do início do ano letivo traz à tona a urgência de pais, mães e responsáveis renovarem as matrículas escolares de crianças e adolescentes, bem como de que gestões municipais intensifiquem o trabalho de identificação de meninos e meninas que abandonaram a escola ou que já estavam fora dela há mais tempo. Por isso, elaboramos uma campanha de comunicação para auxiliar gestões estaduais e municipais e sensibilizar a população quanto à importância da matrícula para garantir o direito à educação.
Abaixo apresentamos algumas sugestões de peças que podem ser baixadas, reproduzidas e impressas gratuitamente: cards para feed e stories de redes sociais; faixas e cartazes que podem ser impressos.
Os materiais são customizáveis, sendo possível (e indicado) que prefeituras, governos estaduais e órgãos do Sistema de Garantia de Direitos incluam suas logomarcas como apoiadores da campanha e assim contribuam para que seja disseminada a mensagem “Agora, é todo mundo na escola”.
Como adicionar o nome ou a logomarca da instituição que represento?
1- Apoios institucionais
As faixas contam com um espaço de assinatura da campanha, com as logomarcas da Busca Ativa Escolar, Undime e UNICEF no canto esquerdo inferior. Ao lado delas, no canto direito inferior, é possível incluir a logomarca do órgão que irá disseminar a campanha localmente, como prefeitura, governo do estado, secretaria de educação, escola municipal ou estadual etc.
2- Cards customizáveis
Com a proposta de ser interativa, a campanha possui materiais que devem ser “completados” com o nome ou logomarca de instituições que apoiem a iniciativa. Veja o exemplo de card abaixo, em que deve ser inserido o nome ou a logomarca da instituição que você representa acima da palavra “presente”, fazendo alusão à resposta dada pelos estudantes no momento da chamada escolar e reforçando o compromisso da instituição com o enfrentamento ao abandono e à evasão escolar.
Observações importantes
1- Fique atento/a no momento de utilizar os materiais para não “achatar” as imagens e logomarcas presentes, como no exemplo abaixo de como NÃO UTILIZAR AS PEÇAS:
2- A campanha foi pensada para ser posta em prática especialmente no período que antecede o início do ano letivo, mas vale lembrar que ela pode ser utilizada ao longo de todo o ano, já que é possível reinserir crianças e adolescentes na escola através da estratégia Busca Ativa Escolar a qualquer tempo. O mais importante é garantir o direito de estudar!
Acesse aqui os modelos de cartazes
Acesse aqui os modelos de Faixas
Acesse aqui os modelos de Cards para redes sociais (feed)
Acesse aqui os modelos de Cards para redes sociais (Stories)