Dirigentes Municipais de Educação devem atentar para o SABE no ciclo de alfabetização
A Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com as Unidades Estaduais de Ensino, vem, desde 2019, projetando e implementando ações para garantir que ao longo do ano letivo, cada uma das escolas, seja espaço de acolhimento, de pertencimento e da garantia dos direitos de aprendizagem, para todos (as), e para cada um (a) dos (as) estudantes baianos (as).
Nesse contexto, ocorre a implementação do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE) ganha mais forma com a parcwria firmada com a Undime Bahia, ratificando o objetivo de fortalecer o processo avaliativo nas unidades escolares, identificando indicadores pedagógicos que subsidiem a atuação da SEC e das escolas nos processos de aprendizagens dos estudantes.
DMEs – Dirigentes Municipais de Educação e Equipes Técnicas das Secretarias, precisam atentar para os benefícios da impllantação do SABE e seus resultados positivos vão para além do processo ensino e aprendizagem. Também proporcionam maior arrecadação das redes via dispositivos do Novo Fundeb.
O SABE disponibiliza para as escolas os seguintes instrumentos avaliativos:
1. Avaliação Diagnóstica – identificar alguns conteúdos e habilidades que já foram desenvolvidos pelos estudantes, bem como os objetos do conhecimento que precisam ser fortalecidos.
2. Caderno de Apoio – exercícios que visam fortalecer as aprendizagens dos estudantes, considerando os dados obtidos no Sistema de Avaliação Baiano de Educação.
3. Avaliação Formativa – pretende apresentar mais informações que possam subsidiar a adoção de novas estratégias pelos professores para potencializar as aprendizagens dos estudantes. Nesta avaliação, professores e estudantes devem refletir sobre o esforço e envolvimento de cada um para aperfeiçoar o processo de ensino e de aprendizagem.
4. Avaliação Somativa (Prova SABE) – avaliação externa, com a mesma metodologia das avaliações do SAEB, que tem por finalidade aproximar os estudantes dos procedimentos exigidos em diversas avaliações usadas nacionalmente e subsidiar as escolas com informações sobre a evolução das aprendizagens dos estudantes, por meio de instrumentos calibrados, para melhoria dos processos de ensino e das aprendizagens.