Instituto Ayrton Senna e Undime realizam ações com foco no desenvolvimento socioemocional de educadores em 120 municípios brasileiros
Com o DNA de inovação e o propósito de unir qualidade a grande abrangência, o Instituto Ayrton Senna estruturou uma iniciativa que apoia a superação dos inúmeros desafios trazidos pela aprendizagem remota nos últimos dois anos: o projeto Volta ao Novo. Em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em 2022, o projeto terá como tema o desenvolvimento socioemocional do educador e abrangência de até 120 municípios de 19 estados, indicados pelas seccionais da Undime.
A nova fase do projeto vai ser lançada no próximo dia 13 de outubro (quinta-feira) em um webinar. O evento contará com a presença de representantes do Instituto e da Undime e apresentação da proposta e das turmas de formação. O webinar será voltado aos participantes do Volta ao Novo já indicados pelas próprias secretarias de municípios de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Focado em gerar autonomia nas redes públicas de ensino desses territórios, o Volta ao Novo pretende formar 240 técnicos de secretarias de Educação para serem capazes de multiplicar ações com foco no desenvolvimento de competências socioemocionais de educadores. Para tanto, os técnicos passarão por um ciclo de formação composto por cinco eventos: abertura, três encontros formativos e encerramento. Todos os encontros vão acontecer em formato online via plataforma Zoom. A formação irá do dia 13/10/22 ao dia 08/12/22.
Para o presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/ SP, essa nova etapa do Volta ao Novo vai propiciar que mais profissionais possam atuar no apoio aos educadores que tanto sofreram e ainda sofrem com os efeitos da pandemia. “Temos cada dia mais a certeza do quanto é primordial trabalhar para melhorar o desenvolvimento socioemocional dos nossos educadores e educadoras”.
Em caso de dúvida, ou para mais informações, escreva para o e-mail [email protected].
Fonte: Instituto Ayrton Senna e Undime