390 municípios baianos realizaram a adesão do Programa de (Re)Elaboração dos PPPs (Projetos Políticos Pedagógicos)
A Undime Bahia, realiza neste momento em parceria com a UFBA (Universidade Federal da Bahia), Uncme (União dos Conselhos Municipais de Educação) e Itaú Social, o Programa de (Re)Elaboração dos PPPs (Projetos Políticos Pedagógicos).
A ação formativa, acontece em 370 municípios do estado que fizeram a adesão onde por meio de 24 Núcleos Formativos, a Equipe Técnica da Undime, direciona o trabalho que é conduzido pelos Formadores de Núcleo que dialoga diretamente com os Comitês Locais, formalizados por cada rede municipal.
A atividade é voltada exclusivamente para as unidades de ensino das redes municipais, às quais instituíram seus Comitês Escolas que mantém diálogo constante com as comunidades escolares, por meio de escutas, que objetivam pensar o PPP à partir do chão da sala de aula, respeitando suas peculiaridades.
Estabelecido há 26 anos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) como um documento a ser elaborado pelas escolas, o projeto pedagógico ganha importância no contexto de implementação dos novos currículos alinhados à BNCC. Isso porque o PPP precisa garantir a apropriação das novas diretrizes e levar à reflexão sobre como realizar o trabalho pedagógico, dentro e fora da sala de aula.
Além dos encontros formativos realizados pela Equipe Técnica junto aos Formadores de Núcleo, os formadores por sua vez, fomentam as discussões formativas juntos aos Comitês Municipais, que são os responsáveis por dialogar com os Comitês Escolares. Lives Formativas também são oportunizadas por Especialistas que participa, ao vivo na Web TV Undime Bahia, nos canais do YouTube e Facebook, que ficam gravadas nas plataformas. Iniciado em março, o programa segue até o mês de dezembro.