Programa Brasil na Escola- Atualizações Monitoramento e Estratégias
Apresentamos abaixo as últimas informações do Programa:
EIXO APOIO TÉCNICO E FINANCEIRO – REPACTUAÇÃO E MONITORAMENTO
- Reforçamos que a REPACTUAÇÃO está disponível no sistema do PDDE até o dia 31/08/2022 para preenchimento por parte das unidades escolares. Neste momento as escolas deverão acessar a aba “MONITORAMENTO” para editar os dados informados no seu plano de atendimento escolar, que precisem ser atualizados, bem como incluir as metas relacionadas as avaliações diagnósticas realizadas.
- Cabe destacar, que as metas referentes as avaliações diagnósticas realizadas, não devem ficar zeradas (valor 0), pois não haverá possibilidade de retorno do plano para edição depois de tramitado ao MEC, e que essa condição é fundamental para que o monitoramento seja dado como concluído.
- Cabe destacar ainda, que caso o PAE não tenha sido finalizado pela escola ou esteja pendente de validação pelo ente, a aba MONITORAMENTO não será habilitada para edição.
- Estamos enviando em anexo a este e-mail, o tutorial de apoio ao preenchimento da Repactuação e um passo a passo para auxiliar as escolas e redes no preenchimento da Meta relacionada as avaliações diagnósticas.
AÇÕES PARA RECUPERAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
O Ministério da Educação planejou a realização do Ciclo de Apresentação das Ações para Recuperação das Aprendizagens.
O ciclo previu três encontros dos quais dois já foram realizados e podem ser acessados através dos links:
(456) #Live | Avaliações Diagnósticas e Formativas – YouTube
(456) #Live | Percursos Pedagógicos para recomposição das Aprendizagens – YouTube
O último encontro ocorrerá na próxima segunda – feira (29/08/2022) das 15h às 17h no canal do MEC no Youtube, conforme cronograma em anexo.
ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOMOCIONAIS
O Ministério da Educação informa que já estão disponíveis os materiais para implementação da Estratégia de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais, que tem por objetivo apoiar a escola, em especial estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, na jornada escolar, alinhando-se com as propostas já existentes na BNCC. Por meio desta Estratégia pretende-se alcançar benefícios como: a diminuição da violência escolar, dentro e fora da sala de aula; melhor manejo da ansiedade, em especial durante a aprendizagem; promoção de um clima escolar positivo; aumento da cooperação entre estudantes e professores e aumento da empatia e consciência social.
Os materiais podem ser acessados em: https://www.gov.br/mec/pt-br/brasil-na-escola/eixos-do-programa 3.
O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES) acompanhará algumas escolas-piloto em todo o processo de implementação dessa estratégia, que compõe inclusive o Programa Brasil na Escola. As escolas interessadas em serem piloto ainda no ano de 2022 poderão se inscrever por meio do link:
Informamos ainda que no dia 12 de agosto o MEC realizou um live para tratar do assunto e que o acesso ao vídeo poderá sei feito através do link: