Sistema Educacenso do Inep está aberto para segunda etapa
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou, no dia 22 de fevereiro, o Sistema Educacenso para recebimento da declaração de rendimento e movimento escolar dos alunos e resposta da pesquisa sobre os impactos educacionais da pandemia de COVID-19 no Brasil. O sistema ficará aberto até o dia 7 de abril para receber as informações referente à segunda etapa da pesquisa (módulo Situação do Aluno) e a resposta ao novo formulário. O período de retificação será de 22 de abril a 7 de maio.
Para orientar os gestores das escolas e das redes de ensino sobre como enviar os dados da segunda etapa do Censo Escolar 2020, o Inep realizou, no dia 22 de fevereiro, uma live no canal do YouTube da autarquia. Na transmissão, gestores das escolas e das redes de ensino e representantes das secretarias de educação estaduais e municipais receberam orientações gerais e puderam esclarecer dúvidas sobre o módulo Situação do Aluno e sobre a aplicação da nova pesquisa “Resposta educacional à pandemia de COVID-19 no Brasil”. Mais de 90 mil pessoas já assistiram ao vídeo.
A live foi mediada pela servidora do Inep Luana Bergmann, e contou com a participação do diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Moreno; da coordenadora-geral do Censo da Educação Básica, Célia Gedeon; do coordenador-geral de Controle de Qualidade e de Tratamento da Informação, Fábio Bravin; e da coordenadora de Documentação, Definição e Verificação de Dados, Aline Perfeito. A transmissão teve pico de audiência de 22 mil pessoas e manteve um conjunto de mais de 20 mil espectadores dos 20 minutos iniciais até o final da transmissão, ficando entre os 10 vídeos mais populares do canal do Inep no YouTube.
O diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Moreno, lembrou a importância do envio dos dados ao Censo Escolar da Educação Básica, bem como a relevância dessas informações no desenvolvimento de políticas educacionais. “O Censo Escolar gera um conjunto de informações que são capazes de fornecer subsídios para se conhecer a educação brasileira e gerar providências para que políticas possam ser desenhadas de forma adequada às necessidades educacionais do Brasil”.
A coordenadora-geral, Célia Gedeon, explicou as situações em que devem ser respondidos o movimento e o rendimento dos alunos, bem como em qual condição deve ser declarada apenas o movimento dos alunos, de acordo com cada caso específico. Para o preenchimento das informações devem ser consideradas as estratégias adotadas pelas escolas e redes de ensino, para o cumprimento do ano letivo, em função da suspensão das atividades presenciais devido à pandemia de Covid-19. Cabe destacar que as possibilidades de preenchimento estão alinhadas à nova Resolução CNE/CP nº 02, de 10 de dezembro de 2020, do Conselho Nacional de Educação, e uma das possibilidades é a adoção do continuum curricular. O quadro abaixo exemplifica os diferentes casos:
Durante o evento on-line, foram respondidas 21 perguntas, tanto sobre a situação do aluno (declaração de rendimento e movimento escolar), quanto referente à nova pesquisa do Inep, que visa a compreender os impactos causados pela suspensão das aulas presenciais devido à COVID-19.
Pesquisa inédita – “Resposta educacional à pandemia de COVID-19 no Brasil em 2020” é um instrumento de pesquisa que o Inep está lançando este ano, durante a segunda etapa do Censo Escolar 2020 – módulo Situação do Aluno, especialmente para conhecer como foi a resposta educacional do Brasil à pandemia de Covid-19 em 2020. Trata-se de um conjunto de perguntas adicionais que deverão ser respondidas pelo gestor da escola, no mesmo período de coleta da Situação do Aluno, do dia 22 de fevereiro até o dia 7 de abril, com a retificação no período de 22 de abril a 7 de maio de 2021. Segundo Moreno, o resultado da pesquisa subsidiará a elaboração de estratégias para lidar com a excepcionalidade causada pela pandemia.
Censo Escolar – Principal pesquisa estatística da educação básica brasileira, é coordenada pelo Inep e realizada em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional. O Censo Escolar é uma pesquisa que coleta dados indiretos, com base nos documentos administrativos das escolas e redes de ensino, por meio do Sistema Educacenso.
Acesse o formulário “Resposta Educacional à pandemia de Covid-19 no Brasil”
Acesse o Manual de Preenchimento do Formulário