“Historicamente a uma negação de direitos que invisibilizam a EJAI nos municípios”
A Undime propões por meio da Web TV Undime Bahia, diversas orientações para as Redes de Ensino do Estado da Bahia, documento com direcionamentos para o planejamento, execução e acompanhamento de ações que visam, de um lado, minimizar o impacto da interrupção das atividades letivas para os educandos e, de outro, manter os vínculos da comunidade escolar.
Na 20ª a temática abordada é a EJAI – Educação de Jovens, Adultos e Idosos, no contexto da pandemia, reflexões e proposições esperançosas, com a curadoria do Professor Dr. José Jackson Reis dos Santos (UESB/Brasil.
“Minha fala se pauta de uma carta metáfora e embasada nas concepções de Paulo Freire, demarcando um lugar político de onde falo, que me referencia e neste caminhar, enfatiza a necessidade de reduzir a invisibilidade de um público, presente nas nossas escolas, mas que muitas vezes não são percebidos pelas políticas públicas educacionais”, destaca.
Ele lembra que vários direitos são negados nesta modalidade de educação. “Vivemos a negação histórica, a precarização do processo, a diminuição do tempo pedagógico e uma indústria de certificação, indicando que precisamos investir muito e ter um olhar diferenciado sobre a EJAI”.
Plataforma Rede de Práticas Undime Bahia: plataforma digital com registro de iniciativas sobre as práticas pedagógicas e de comunicação entre escola/famílias/estudantes, promovidas pelas redes públicas municipais de ensino.
O Professor Dr. José Jackson Reis dos Santos (UESB/Brasil): Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com estágio doutoral na Universidade de Lisboa (Portugal). Pós-doutorando pela Universidade de São Paulo (USP). Professor titular e pesquisador da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, estando vinculado ao Departamento de Filosofia e Ciências Humanas e ao Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn-UESB). Mais de 20 anos de estudos e experiências na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas.
A Coordenação da Live será do Prof. Renê Silva, Coordenador de Projetos da Undime Bahia. Teremos também a participação e acompanhamento da equipe técnica da Undime Bahia com a Profa. Fernanda, Profa. Eronize Lima, Profa. Zuma Castro e Prof. Marcos Paiva.