“Precisamos sempre levar em consideração o tempo dos nossos estudantes”
A professora e pesquisadora do Grupo FORMACCE da FACED/UFBA, Geruza Oliveira Moura, uma das redatoras do Documento Curricular Referencial da Bahia, a convite da Equipe do ProBNCC/DCRB, participou por meio de uma hangout de um encontro nesta terça-feira (24), conduzido por Renê Silva.
“Precisamos sempre ouvir os estudantes, eles que estão na ponta e quem está no chão da escola não pode ser desconsiderado e nem sempre o que pensamos é o que quem está lá pensa e muitas vezes nos surpreendemos”, destaca.
Para ela, diversos desafios estão postos no âmbito das discussões e fomentação das políticas públicas educacionais e em meio a estes, o profissional precisa encontrar as alternativas capazes de das conta destas necessidades.
“Essa discussão de política de currículo que é viva, nos coloca na condição de atores imprescindíveis nesse processo de construção, reconstrução e reelaboração do nosso fazer”, acrescenta.
A reunião abordou o fazer transformador das escolas, por meio dos Planos Políticos Pedagógicos, que se configuram como o currículo instituído, devendo ser participativo.