Cadastro de professores interessados em cursar licenciatura até 31 de março
Professores em exercício na rede pública interessados em cursar licenciatura na área em que atuam puderam, até o dia 7 de fevereiro, cadastrar seus currículos na Plataforma Capes de Educação Básica e preencher os formulários com dados sobre formação e atuação profissional. Agora cabe às Secretarias de Educação, até o dia 13 de março, a análise e validação dos cadastros dos professores.
Essa análise e validação por parte das secretarias deve ser realizada também na Plataforma Capes de Educação Básica. Para orientar os Dirigentes Municipais de Educação a Capes criou o manual do usuário (clique aqui para acessá-lo). O documento é simples e bem didático com informações sobre como analisar as solicitações dos profissionais de cada rede.
Vale lembrar que a manifestação de interesse dos professores e a validação pelas Secretarias ainda não garantem a oferta dos cursos, mas a intenção é de que norteiem o atendimento gradativo das demandas. Programas como o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) – que fomentam cursos de licenciatura – já terão seus próximos editais direcionados por essas informações.
Além de mapear em todo Brasil os professores que precisam adequar sua formação ao exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), esse processo pretende identificar aqueles que têm real interesse em se especializar. As informações vão nortear o planejamento dos programas de formação inicial de professores da educação básica a serem implementados em 2020.
Dúvidas e/ou informações: [email protected]
Fonte: Undime com informações da Capes